Questão enem ppl 2015, sobre kant

Professor, por favor esclarecer mais essa questão da moral kantiana, que não ficou tão claro nas aulas e fiquei com dificuldade em responder essa questão do enem ppl-2015, obrigado!

pura lealdade na amizade, embora até o presente não tenha existido nenhum amigo leal, é imposta a todo homem, essencialmente, pelo fato de tal dever estar implicado como dever em geral, anteriormente a toda experiência, na ideia de uma razão que determina a vontade segundo princípios a priori.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Barcarolla, 2009.

A passagem citada expõe um pensamento caracterizado pela

a)
eficácia prática da razão empírica.

b)
transvaloração dos valores judaico-cristãos.

c)
recusa em fundamentar a moral pela experiência.

d)
comparação da ética a uma ciência de rigor matemático.

e)
importância dos valores democráticos nas relações de amizade.

Hey Juan

Sei que é bem tarde para responder, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo?! uahssuhas

Bora lá

O Kant é um filósofo bem fascinante. Isso porque se você analisar ele tenta conciliar um dos grandes dilemas da filosofia: a questão entre razão e experiência.
Para Kant, todo conhecimento começa com a experiência, mas nem todo conhecimento se funda na experiência. Perceba que ele fará uma síntese (síntese kantiana), apresentará uma nova visão filosófica - o criticismo.
Nessa questão em especial, repare que ele tece comentários acerca da amizade. Ao ler o texto, a lealdade adquirida pela amizade se fundamenta anterior a experiência (o que ele vem chamar de conhecimento, juízo a priori), isto é, as análises e impressões no primeiro momento.
Logo, a alternativa que condiz é a letra C.
Ele se recusa em fundamentar a moral (valores impostos a você, relativo a sua época, os costumes - ética a priori) pela experiência (você ao passar por algo constrói seus valores éticos embasados na ética a posteriori.)
Exemplinho: você foi leal com teu amigo e viu através do teu juízo, conhecimento que isso é bom, então passa a ser um valor ético através de sua experiência.

eu concordo!!! :no_good_woman:t2::ok_woman:t2::raising_hand_woman:t2: