Questão Física: Corpos em contato

Resposta: 3F/4 e F/4

Cheguei a ver a resolução no site Brainly, mas ainda sim não entendi.

Na resposta do site, ele diz que não vai considerar a força peso, mas considera a força normal. Daí ele diz na resolução que “a força N de contato entre os blocos” e eu tô pensando aqui como diabos eles fazem força N entre os blocos???

Eu resolvi ignorando as forças na vertical (peso e normal) entre os blocos e não consegui chegar na resposta, principalmente a 3F/4.

Oi, Ana! Tudo bem??

Então, na verdade é uma coisa que muitos estudantes se esquecem e que eu também custei a botar na cabeça: a força normal não é a reação ao peso.

A força normal é uma força que existe sempre que houver dois corpos em contato, é como uma resistência do corpo que está sofrendo uma força. Geralmente, está associada ao plano fazendo força para que não afunde com o peso do objeto sobre ele. No caso dessa questão que você trouxe, a normal é a força que um bloco aplica resistindo ao empurrão que o outro dá. Deu para entender mais ou menos?
Agora vamos resolver a questão.

Os dois blocos são empurrados por uma força F, logo:
F=a.(m1+m2)
F=a.(m1+3m1)
F=a.4m1

Para descobrirmos a força de contato em cada uma das situações é só usarmos a aceleração e a massa de um dos blocos, porque, agora, quem está empurrando é o outro bloco. Portanto:

a=F/4m1

F1=a.m
F1=(F/4m1).3m1
F1=3F/4

F2=a.m
F2=(F/4m1).m1
F2=F/4

Espero ter ajudado, abraços!