Questão gramatica, gabarito b

NÃO INTENDI A QUESTÃO, PODERIA ME EXPLICAR??
(UNESP) Em “Vou conduzir o leitor por uma estrada que eu
mesmo percorri, árdua e sinuosa.”, o termo destacado exerce a
mesma função sintática do trecho destacado em:
a) “[…] o derradeiro traço alimentaria debates e traria
arrependimento a Einstein nas décadas seguintes.”
b) “Ela cita, por exemplo, a teoria da deriva dos continentes […].”
c) “[…] o cientista construiu (de modo muito visual) seu castelo
usando as ferramentas que ele havia forjado pouco antes […].”
d) “Seguiu debilitado até o final daquela década.”
e) “Se deslocados de sua época, Einstein e sua cosmologia
podem ser facilmente vistos como um ponto fora da reta.”

1 Curtida

Oii, Luana! Qual é o termo destacado?

A esqueci, mil desculpas.
O termo é o QUE

1 Curtida

Sempre tive dificuldade nesse assunto de função sintático do ‘que’, mas vi um vídeo de um professor no youtube que melhorou um pouco minha situação. Recomendo demais
Funções sintáticas do ‘que’- Canal Nirvana atômico

Quando vou resolver esse tipo de questão a primeira coisa que faço é tirar o que da oração. Ficaria assim: ‘’ uma estrada eu mesmo percorri’’ Sem sentido né? Vamos dar uma ajeitada:

• Eu mesmo percorri uma estrada.

Agora, vamos analisar o verbo percorri. Perceba que ele se refere a ‘uma estrada’ que é objeto direto. Logo eu poderia dizer que o 'que’ nessa oração exerce função de objeto direto.

Vou dar um outro exemplo extra(que inclusive está na aula do youtube)

Aqui está o livro que lerei nas férias

1. (tira o ‘que’) - o livro lerei nas férias
  2. (dá aquela ajeitadinha)- lerei o livro nas férias
  3. (analisa o verbo lerei e perceba que ‘o livro’ é objeto direto e o termo ‘que’ da oração também exerce a função de objeto direto.

Bom, voltando para a questão. Sabemos que a função do que na oração é de objeto direto. Pesquisei a questão e o termo destacado na oração da alternativa B é a teoria da deriva dos continentes e também tem função de objeto direto
O verbo da oração é cita — ela cita o que? ----a teoria da deriva dos continentes (objeto direto)

Espero ter ajudado, Luana! Não sei se deu pra entender kkk, mas qualquer coisa estou à disposição.

3 Curtidas

@MRosa que explicação incrível, intendi com uma facilidade…

E sobre a aula, assisti antes de terminar de ver a sua resposta, me ajudou e muito a clarear a mente, o prof é massa!!!
Valeuuu :relieved:

2 Curtidas

Que bom, Luana! Fico muito feliz que tenha entendido e gostado da aula :slight_smile:

1 Curtida