Questao interdisciplinar: concentraçao de sais em plantas


#1

https://www.google.com/search?q=geneticamente,+MGs,+como+o+arroz+Oryza+sativa,+cevada+e+tomate+em+água+de+baixa+qualidade,+salobra+a+reciclada+e+até+água+marinha+diluída+—+a+concentração+média+de+cloreto+de+sódio,+NaCl,+na+água+do+mar+é+de+30gL−1+.+O+objetivo+do+estudo+é+desenvolver+cultivares,+MGs,+com+genes+de+holófitas+a+sobreviverem+na+presença+de+sal+e+alimentarem+bilhões+de+pessoas+até+os+meados+do+século.+Quase+25%+das+áreas+irrigadas+do+mundo+sofrem+com+os+solos+salinizados+arruinados+devido+à+prática+de+irrigaç&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjD1q6Gq_7lAhWZHbkGHV6wCnEQ_AUoA3oECAoQBQ&biw=1366&bih=625#imgrc=717ajkeHqxfYQM:

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e do Instituto Central de Pesquisa do Sal e Química, em Gujarat, Índia, estão trabalhando com outros estudiosos da Universidade de Ben-Gurion do Negev, Israel, no cultivo de plantas modificadas geneticamente, MGs, como o arroz Oryza sativa, cevada e tomate em água de baixa qualidade, salobra a reciclada e até água marinha diluída — a concentração média de cloreto de sódio, NaCl, na água do mar é de 30gL−1. O objetivo do estudo é desenvolver cultivares, MGs, com genes de holófitas a sobreviverem na presença de sal e alimentarem bilhões de pessoas até os meados do século. Quase 25% das áreas irrigadas do mundo sofrem com os solos salinizados arruinados devido à prática de irrigação inadequada. Cientistas estão tentando adicionar as proteínas transportadoras de ions Na+(aq) e Cl− (aq) nas antiportes das halófitas e plantas, como o arroz, que produz mais de 40% de grãos na presença da água marinha, com um décimo de concentração de sal.

Considerando-se as informações da ilustração, A, B e C, em relação à tragetória do sal nas halófitas, e do texto, em relação ao desenvolvimento de plantas MGs, tolerantes à presença de sal na água e no solo arruinado pela irrigação inadequada, é correto afirmar:

  1. A maior concentração de sais no solo e na água de irrigação, em relação à concentração na seiva de plantas, produz o aumento de volume das raízes do vegetal, em A.

  2. A quantidade de íons Na+ (aq) armazenada no interior do vacúolo celular tem concentração inferior à da seiva da planta, em B.

  3. A pressão osmótica média da água do mar, em relação ao cloreto de sódio dissolvido, a 27o
    C, é de, aproximadamente, 25atm.

  4. A carga iônica no interior da bexiga é diferente de zero, em C.

  5. As interações interpartículas entre Na+ (aq) e água é do tipo íon-dipolo-induzido.
    gabarito: 03

Alguém me explica como chegar nessa resposta de 25 atm.