Questão Simbolismo

1. (Cescem) Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:

a) o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa
de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma.
b) a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
c) a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
d) a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
e) o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica

Pessoal, eu não entendo porque a resposta é letra A pelo gabarito que encontrei na internet. Pra mim seria letra D.

oi,jonatas

O simbolismo vai contra o descritivismo,caracteristica esta do parnasianismo, quando ele diz ‘‘linguagem rica de associaçoes sensoriais’’ refere-se a adjetivação e descrição de imagens e situações atravez de sentidos (tato,áudiçao,paladar,olfato,percepção e outras açoes humanas) como é visto em poemas parnasianos como em Ora (direis) ouvir estrelas de Olavo Bilac:

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto …

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

veja a grande quantidade de agente descritivos que fazem alusao a sensaçoes e emoçoes que nao possuem um real sentido é feito n p ser entendido mas para ser belo.