Questão sobre a Lei de Terras (1850)

Pessoal, beleza ? Fiquei com dúvida em relação ao gabarito dessa questão aqui:

No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:

A) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão-de-obra.

B) a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão-de-obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.

C) às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.

D) à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.

E) à política oficial de povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer mão-de-obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.

Fiquei entre a alternativa A) e alternativa E), o gabarito foi A). Gostaria de saber porque não poderia ser a última.

1 Curtida

Boa tarde, amigo! Seja bem-vindo ao fórum.

Seguinte: a E) está errada porque, em momento algum, a galera europeia trabalhava em agricultura de subsistência… A turma trabalhava nos latifúndios, só com gente grande. Quando o europeu quitava as dívidas, começava a pegar lucro e pah, partia pro abraço.

2 Curtidas

Desculpa a demora pra responder, quase não tenho hábito de olhar o fórum. Mas muito obrigado, entendi agora, abraço !

2 Curtidas

Sem problemas, amigo! Bons estudos.