Questão sobre Polinômio - Matemática

Como resolver essa questão?

f3573b04-8b7b-48be-b9a3-f2fed85170bf

Obs: não tem gabarito.

1 Curtida

Caro, Estevam !!

Bom, eu achei dois valores para M + N… 6 ou 5…

Veja o raciocínio que tomei:

Para “m”:

Para “n”:
solução 2

----------------------------------------[Raciocínio errado] ------------------------------
Errata completa em uma das minhas respostas abaixo

Logo o conjunto solução para m+n será:

Capturar
Obs: Estou meio suspeito com essa questão :thinking:, porém eu não enxergo outro raciocínio.

Obs.2: Eu preferi fatorar para achar as raízes tanto para m quanto para n mais rápido, é um forma eficiente, porém você pode utilizar Baskara que achará os mesmo valores… até porque, como não há nenhuma informação a mais, se você achar as raízes para “m”, por exemplo, já terá achado as raízes para “n” e vice-versa.

Porque está errado? Não é possível a permutação !!!

1 Curtida

Boa Tarde @Lincoln! Tudo bom? Espero que sim.

Então @Lincoln eu fiquei na dúvida porque ele é de marcar X, não consegui resolver a questão.

Aí está seguintes informação, eu pergunto qual alternativa certa haha. Mas explicação deu para entender.

Fico no aguardo.

1 Curtida

Cometi um equivoco grave, perdão. Como m e n são raízes, ou seja, quando m = 3, “n” obrigatoriamente terá que ser igual 2 e vice-versa… vou melhorar…

Como essa função, a da questão, é um função quadrática, pense na parábola… a parábola cortará a abscissa em dois pontos. Esse dois pontos, para essa questão, serão m e n, contudo você não sabe quem assumirá o valor de 2 ou de 3, pode ser que m assuma o valor de 3, onde obrigatoriamente n terá que assumir um valor igual a 2, porém n pode assumir o valor de 2 e m, obrigatoriamente, terá que assumir o valor de 3.

Com isso o valor de m+n será igual a 5.

Obs: Uma função quadrática tem como gráfico uma parábola, onde mesma interceptará o eixo das abscissas, o eixo x, duas vezes( em alguns casos quando a raiz é dupla só interceptará uma única vez, podendo tbm não interceptar quando a função não tem nenhum valor para y = 0, ou seja, não tem raiz). Os pontos, em x, onde a parábola intercepta podemos chamar de raízes ou zeros da função, pois quando a função sumir o valor de x de uma das duas interseções o valor de y será igual a 0.

Se ficou confuso, só falar… uma sai, te garanto !!! :grin:

1 Curtida

Tranquilo @Lincoln!

Eu também erro de vez enquanto na matemática Básica, quem nunca errou haha.

Muito obrigado @Lincoln!

1 Curtida

Obrigado pela compreensão. Tmj !!! Abraço :grin::clinking_glasses:

1 Curtida