Química - Constante de Equilíbrio

Suponha que as reações na fase gasosa A → B e B → A sejam processos elementares com
constantes de velocidades de 4,2x10-³ s-¹ e 1,5x10-¹ s-¹ , respectivamente.

(a) Qual é o valor da constante de equilíbrio para o equilíbrio A(g) ⇌ B(g)?

(b) Qual é maior no equilíbrio, a pressão parcial de A ou a pressão parcial de B? Justifique sua resposta.

Eu não entendi a questão, principalmente esse S elevado a menos 1. Quem puder me ajudar ficarei agradecida!

Oi, Gi, como você está?? :smiley:

o s-1 é o mesmo que 1/s

Pense assim, caso fosse a velocidade de um carro, seria m.1/s que é o mesmo que m/s que é o mesmo que m.s-1

Nesse caso, as velocidades representam mols por segundo, ou mols.s-1

Vou voltar nessa questão e tentar fazer certinho para você. É que esses dias eu estou em provas, nisso acumularam algumas dúvidas por aqui, mas como vou revisar equilíbrio e cinética química, eu já volto aqui com mais calma :slight_smile:

Agora, sobre a letra B)
(b) Qual é maior no equilíbrio, a pressão parcial de A ou a pressão parcial de B? Justifique sua resposta.

Acredito que seja a pressão parcial do A, pois como a constante de velocidade dele é menor, ele precisará de uma concentração maior para ter a mesma velocidade que o B. Sendo assim, terá uma pressão parcial maior.

Note:

4,2.10-3[A] = 1,5.-1[B]

[A]/[B] ≈ 35
[A] ≈ 35[B]

Ou seja, a concentração de A é aproximadamente 35 vezes a de B

Creio que seja isso!
Qualquer coisa me fale que procuro por aqui, Gi

Você deixa tudo mais simples!!! Obrigada de novo!!! :hugs::hugs:

Ah, e desculpa por demorar tanto tempo para te responder é que esses dias tem sido bastante corrido por isso a demora! :slight_smile: mas, obrigada novamente

Imagina, Gi!!! :black_heart:

força ai que já já o semestre acabar! :blush:

verdade!!! Agora fica mais apertado mesmo kkkkk :smiling_face_with_three_hearts: