Química - Densidade de misturas


#1

Não entendi a letra b, Incorreta. A densidade será maior porque a gordura tem menor densidade entre as substâncias do leite, e a sua retirada implica o aumento da porcentagem das substâncias mais densas, aumentando a densidade do leite que sobrou. Gostaria de saber como eu saberei que a gordura tem uma densidade menor que as substâncias do leite?? Quem puder me dar uma mãozinha, ficarei grata :slight_smile:

O leite é uma mistura de diferentes substâncias (proteínas, carboidratos, vitaminas, gordura, sais minerais e água) e, por meio da análise de sua composição e propriedades, é possível verificar a qualidade do leite. Uma análise simples é a medida da densidade, que deve estar entre os valores 1,028 e 1,034 g/L. Com base nisso, julgue os itens a seguir e assinale a única opção que está correta:

a) No caso de o leite ser adulterado com a adição de água (dágua = 1,0 g/cm3), sua densidade será maior que os valores-padrão.

b) No caso de o leite ser adulterado por retirada de gordura (utilizada na produção de manteiga), sua densidade será menor que os valores-padrão.

c) A densidade do leite adulterado pode se situar entre os valores permitidos.

d) A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 g/cm3, e a do leite desnatado é cerca de 1,035 g/cm3. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade menor que o de um com 4,5% de gordura.

e) A densidade da água oxigenada (solução de peróxido de hidrogênio) é de 1,45 g/cm3. No entanto, escândalos surgiram em torno de uma suposta adição de água oxigenada no leite. Nesse caso, a densidade do leite adulterado será menor que a dos valores-padrão.


#2

Oi, Gi, como você está? Espero que bem!! :black_heart:

Nessa questão, o que você precisaria saber é que, tirando a gordura, o restante do leite é praticamente composto por água. Água realiza ligações de hidrogênio, que deixam as moléculas bem unidas, ou seja, bem densas. Já a gordura, é apolar (por isso não de dissolve em água) e ela realiza ligações intermoleculares do tipo dipolo induzido -dipolo induzido. Essas ligações não “unem” tanto as moléculas, pois são mais fracas que a ligação de hidrogênio. Sendo assim, a gordura é menos densa.

Uma outra forma de pensar, é você tentar relacionar com o seu dia dia. Já ouviu muita gente falar que 1 kg de gordura ocupa mais espaço que 1kg de músculo? Por isso que às vezes pessoas com o mesmo peso possuem padrões corporais diferentes. Se algo que pesa o mesmo tanto que outro, porém ocupa mais espaço, é porque é menos denso. Pense em 1kg de algodão e 1kg de chumbo. Você precisa de um volume bem menor de chumbo do que de algodão.

Algumas questões de química parte do pressuposto que você já deveria saber certas coisas, o que acaba sendo bem chato e um pouco decoreba.

Espero que eu tenha te ajudado de qualquer forma!


#3

Agora está tudo esclarecido!!! Muito obrigada novamente. Realmente tem coisas que gente para responder precisamos saber. Compreendi melhor, por que tem a ver com interações intermoleculares kkkk obrigada!!


#4

fico feliz que você entendeu!!
é bem chatinho isso, porque depende de várias coisas. Mas que bom que dei uma esclarecida!


#5

sim, sim e como deu!! :smile: :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts: