Química, oxirredução

(Uece 2015) Reações de oxidorredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas ou mais substancias químicas. Numa reação de oxidorredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. No meio em que vivemos, ocorrem muitas reações de oxidorredução. A esse respeito, assinale a afirmação verdadeira.

a) Quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho reduz-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético.
b) O efeito branqueador dos alvejantes se dá em razão da presença dos seguintes agentes oxidantes: o ânion hipoclorito (em geral, na forma de sal sódico – NaOCl), presente, por exemplo, na água sanitária, e o peróxido de hidrogênio (H2O2), que é comercializado como água oxigenada
c) Um bafômetro simples descartável consiste em um tubo transparente contendo uma solução aquosa do sal dicromato de potássio e sílica umedecida com ácido sulfúrico, misturada com cor laranja. Esse sal, em contato com o vapor do álcool contido na respiração do motorista embriagado, reage, mudando a coloração para verde. Isso significa que é causada a redução do etanol (álcool) a etanal.
d) Em supermercados, as latas contendo alimentos são feitas de ferro revestido por estanho. Não se deve comprar alimento que esteja em lata amassada, porque o revestimento metálico é usado para evitar que o metal constituinte do objeto se oxide; esse revestimento deve permanecer intacto, sem ranhuras, para evitar o contato do metal com maior potencial de oxidação com o alimento.

olá! o gabarito é a letra ‘D’.

3 Curtidas

Oi, Yasmin!!

A alternativa D está certinha porque o comprometimento dessa película de revestimento expõe o alimento ao metal que constitui a lata, o que aumenta as chances dele oxidar. Com a oxidação, formam-se íons livres que podem reagir com o alimento e formar algum tipo de composto que não deve ser consumido pelo ser humano.
a) na verdade eles oxidam
b) bati bastante a cabeça nessa e não achei o erro :frowning:
c) álcool a aldeído é oxidação

Se alguém puder explicar a b, fico muito agradecida. Perdão por não poder te ajudar completamente.

Beijuu e bons estudos :slight_smile:

4 Curtidas

Oii, meninas!

O erro da alternativa B está em afirmar que o ânion hiploclorito e a peróxido de hidrogênio são agentes oxidantes, na verdade eles possuem muita tendência para oxidar e atuam como agentes redutores. No caso, como atuam como clareadores tem a tendência de oxidar compostos que dão ‘aspecto escuro’
Espero ter ajudado!

4 Curtidas