Química - segurança

Por que deve - se adicionar o ácido na água e não o contrário?? O que pode ocorrer caso faça o contrário??

Oi, Gii, como está? :smiley:

Geralmente as reações envolvendo ácido e água liberam muito calor (já viu aqueles vídeos de explosões em laboratórios e etc? então haha).
Os ácidos, geralmente, não possuem um calor específico tão grande. Já a água possui um calor específico considerado alto, tanto que ela é a forma de manutenção de calor em várias situações (inclusive no corpo humano)
Sendo assim, se você jogar água no ácido, ele não tem um calor específico tão grande para absorver todo esse calor da reação sem alterar tanto a temperatura, sendo assim, acontece algo parecido como quando você coloca água em uma chapa quente.
Já quando você adiciona ácido na água, ela tem um calor específico alto, possibilitando que ela mude de temperatura “devagar”, sem causar essa mudança abrupta.

Porém, de qualquer forma, vale lembrar que água pode ficar muito quente e etc. Por isso deve ser feito com calma e aos poucos.

Vou tentar criar um exemplo aqui, estou supondo valores, ok?

Vamos supor que a reação libere 1000 calorias, certo?
Vamos colocar uma massa de 100 gramas para ácido e água (e supondo a densidade igual para ambos)
O calor específico da água é 1 e do nosso ácido hipotético 0,1.

Ácido na água
Q= m.c.∆θ
1000= 100.1.
∆θ= 10 graus

Água no ácido:
Q=m.c.∆θ
1000= 100.0,1.∆θ
∆θ= 100 graus

Espero que tenha ajudado a elucidar, mas lembrando que eu criei valores para facilitar e tudo mais, fiz de uma maneira simplória e desconsiderando várias coisas,mas a idéia é essa hehe

Qualquer coisa, Gi, é só me falar! :blush:

Oiii estou bem e você?
Nossa!!! E como me ajudou!!! Muito obrigada, novamente!!! :clap::clap::smile::smile::two_hearts: