Reaçao de neutralizaçao - dúvida

oi pessoal tudo bem? vejam essa questão:

(UFF-RJ) Os alquimistas foram muito importante para a química, a ciência da transformação. Tentando encontrar a pedra filosofal, que teria o poder de transformar qualquer metal em outro, e o elixir da longa vida, que tornaria o ser humano imortal, criaram um grande número de aparelhos de laboratório e desenvolveram processos importantes para a produção de metais, de papiros, de sabões e de muitas substâncias, como o ácido nítrico, o ácido sulfúrico, o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.

Sobre essas substâncias, ácidos e bases, pode-se afirmar que:

a) as fórmulas do ácido nítrico e do ácido sulfúrico são HONO3 e H2SO4, respectivamente.

b) a reação entre o ácido nítrico e o ácido sulfúrico conduz à produção de apenas um sal.

c) hidróxido de sódio não reage com o ácido nítrico, pois se trata de uma base forte

d) na reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio podem ser formados dois sais.

e) a reação entre o ácido nítrico e o hidróxido de potássio pode conduzir à formação de dois sais: o Cu(NO3)2 e o Na2NO3.

gabarito : letra D

gente a minha duvida é a seguinte na letra B, a reacão entre o HNO3 + H2SO4 ocorre formando algum produto ?

na letra D, gostraia de saber qual o outro sal formado na reaçao :
H2SO4 + 2 NaOH -----> Na2SO4 + 2 H2O

@camila socorre-me aqui!

1 Curtida

Oi, João, tudo bem? Primeiramente, desculpa pela demora. Sei que não é meu trabalho e nem nada assim, mas me sinto mal quando demoro para responder hehe. Aliás, seja bem vindo, caso queira, você pode se apresentar aqui

Nesse seu caso, eu só demorei porque eu não sei qual é o outro sal e acabei esquecendo de voltar aqui.
Eu sei que HNO3 + H2SO4 não reage, então não formará nenhum produto.

O outro sal formado nessa equação eu vou tentar descobrir pra você! :slight_smile:

obrigado @camila pela atenção e desculpe-me pelo incomdo. Eu acho que o outro sal deve o NaHSO4 caso haja um a neutralizaçao parcial

imagina, não incomodou não!! pode parar hahah

nossa, é isso mesmo!!! eu estava viajando no ópio aqui pensando em alguma possível decomposição do outro sal

acabou que você mesmo tirou sua própria dúvida HAHAHA

1 Curtida