Regência verbal no trecho


#1

Olá, alguém poderia me ajudar na questão abaixo, por favor. Se possível, explicar cada alternativa, é porque sou fraco em regência :slightly_smiling_face:

Q8_CEC_2012


#2

A primeira coisa que deve ser observada na questão é a regência do verbo que serve de base para a questão: espalhar.

  • Alguém espalha algo. Nesse caso, alguém espalha boatos. Como é necessário mostrar o que é espalhado (algo) para que o verbo tenha um sentido (dizer só ‘alguém espalha’ não diria nada pra nós), ele é um verbo transitivo. Esses são verbos que precisam de um objeto para funcionar. Além de transitivo, ele é um transitivo direto, porque não precisa de uma preposição para se ligar a esse ‘algo’. Olha como ficaria estranho dizer ‘espalhar a boatos’.

Como você precisa achar o verbo que é diferente de espalhar, você precisa achar o único que não é transitivo direto.

  • a) Aqui mora algo. Colocando a ideia na ordem sujeito, verbo e objeto, teríamos: o problema mora aqui. O aqui é uma informação que mostra lugar que é chamada de adjunto adverbial. Toda vez que esse tipo de informação (de tempo e de lugar) aparecer, elas não são consideradas objetos, porque a frase funcionaria sem isso (você poderia dizer: e o problema mora no uso desses meios…). Por o verbo morar não ter um objeto, ele é um verbo intransitivo.
  • b) alguém checa algo. Assim como no exemplo, o verbo checar precisa de um objeto (o que foi checado), que nesse caso é (a veracidade). Com feito, o verbo é transitivo. O a dessa frase funciona como artigo. Como sabemos disso? alguém checa algo e não alguém checa a alguma coisa (e mais, se esse a fosse uma preposição, ele receberia uma crase, pois é seguido de uma palavra feminina, o que não acontece). Como resultado, temos um verbo transitivo direto.
  • c) Alguém compartilha algo. Se o texto não dissesse o que é esse algo (que nesse caso é os dados), não entenderíamos a frase. Essa informação é considerada o objeto e, consequentemente, o verbo é transitivo. Ele é direto, pois também não exige preposição. Para conferir a existência ou não de preposição é legal fazer a organização que mostrei no começo das alternativas, pois ali você confere se existe alguma palavrinha pra ligar o verbo ao 'algo.
  • d) Alguém amplia algo. O debate funciona como objeto, e esse objeto é direto, pois, sempre que você tiver apenas o ‘o’, ele funciona como artigo e não como preposição. Assim, esse também é um verbo transitivo direto.
  • e) Alguém discuti algo. Discutindo o que? propostas. A palavra 'propostas, então, é o objeto, direto, pois novamente não é ligado ao verbo por uma preposição. Temos, por último, mais uma vez um verbo transitivo direto.

#3

Obrigado Prof_Mari_MS pela sua ajuda. :slightly_smiling_face: