Regras de sinais -subtração

Prezado, boa noite.

Estou aqui um pouco indignada com a regra de sinais na subtração.

(-2) - (-10) = Eu colocaria de olhos fechados 12.

O que diferencia é estar dentro do parênteses? Por exemplo, se o 10 não tivesse dentro do parênteses, o resultado seria -12?

Obrigada.

Oi, Taís, tudo bem? Espero que sim! :smiley:

Nesse caso, você tem o -2. Tente pensar nele como uma dívida: você deve dois reais (saldo negativo no banco)
Agora, sobre os sinais. Quando você tiver uma subtração de um número negativo, isso resultará em um sinal positivo. Sendo assim, -(-10) é a mesma coisa que 10. Pense assim, caso você esteja acumulando dívidas, você as somaria. Dessa forma (uma dívida de 2 reais) + (uma dívida de 10 reais).
Então seria:
(-2) + (-10) = -2 - 10 = - 12
Ou seja, você deve 12 reais.

Porém, quando você paga as dívidas você as retira e não soma. Sendo assim: (uma dívida de 2 reais) menos (uma dívida de 10). Ou seja, você deixa de ter esses 10 negativos. Eles estarão positivos agora, pois você não tem mais essa dívida.
(-2) -( -10) = -2 + 10 = 8 -> esse é o caso da questão

Ou seja, é como se você estivesse devendo 2 reais para o local, mas pagou 10 e eles te voltaram 8 de troco.

Não sei se fez sentido essa explicação, mas eu percebo que as pessoas possuem muita dificuldade com os sinais, então tentei fazer uma relação com dívidas.

Caso não entenda, espero que alguém melhor capacitado possa te explicar :slight_smile:

2 Curtidas

Ei Camila, bom dia.
Tudo bem? Eu estou ótima!

Agora compreendi. Acho que na aula que estava um pouco confuso.
Eu mudo apenas o último sinal.
Estava confusa alterando tudo kkkkk

Acho que fiquei pensando muito na questão de conservar o sinal do maior número, porém, essa regra vale apenas para quando os sinais forem diferentes. Certo?

Gratidão.

Oi, Taís!
Estou bem também! :smiley:
obrigada por perguntar hehe

Eu nunca ouvi falar dessa regra. Você teria algum link para eu ver sobre ela?
De qualquer forma, se você seguir o que te falei, não ter erro!

Vá me falando que eu tento te ajudar!