Relações Ecológicas. Dúvida pontual sobre uma diferença básica

ecologia

Antibiose e Amensalismo são as mesmas coisa?

Oi, Igor, tudo bem por ai?:smiley:

Pelo o que eu tinha estudado, sim. Fui pesquisar para ter certeza e aparentemente é a mesma coisa coisa. Achei em várias fontes e até nos meus livros aqui em casa como sinônimos. (Deus abençoes o índice remissivo ehehe)

Esse trecho aqui é do Armênio Uzunian, mas caso queira posso tentar pegar o do Amabis também ou da Sônia Lopes, só não coloquei para não ficar repetitivo.

“O Amensalismo (ou antibiose para alguns autores) é uma modalidade de interação em que uma espécie inibe o desenvolvimento de outra por meio da liberação de “substâncias tóxicas”. O exemplo mais notável de amensalismo ocorre nas chamadas marés vermelhas”

Fonte: Biologia - Volume Único, página 1030 - Armênio Uzunian e Ernesto Birner

Espero ter te ajudado!

ps: Vi que não marcou nenhum professor nessa, então me senti confortável para responder hehe. Espero que não se incomode.

Eu fiquei em dúvida porque tem aquela situação da migração dos elefantes que acaba matando várias espécies de animais pequenos. Isso seria antibiose? Por mais que não tenha nenhuma substância química liberada pelos elefantes, para eles não altera em nada, já para os outros animais que morrem pisoteados altera. Então seria ( 0, - ). Tenho certeza que é amensalismo mas não tenho certeza se é antibiose isso, entende? Eu também procurei em vários lugares e os dois conceitos aparecem como sinônimos. Valeu pela resposta!

Esse caso dos elefantes eu nunca ouvi falar com detalhes (perdão). :confused:

Acho que seria mais uma análise do nome. Não achei nada que fale sobre a origem de amensalismo (estou procurando com a origem em latim), porém antibiose fica mais fácil analisar: anti (contrário) e biose (estado ou condição de um organismo vivo; modo de vida.). Por isso eu encaixaria essa parte dos elefantes em antibiose também.

Achei sobre comensalismo: "O radical da palavra comensalismo deriva do termo em latim commensalis e significa “dividir a mesa”

Analisando amensalismo, talvez seria “não dividir a mesa” (?)

Alguns locais que pesquisei, não citam a parte da substância química, mas apenas a parte de prejudicar - mesmo que indiretamente - a outra espécie. Outros citam que prejudicam propositalmente a outra espécie. Acho que,caso o vestibular cobrasse essa situação, eles não colocariam os dois nomes nas respostas (minha opinião)

Uma coisa que muitos professores de biologia me orientaram - e até professores aqui do fórum - é para eu não me apegar às situações específicas para validar as respostas ou as invalidar, pois sempre haverá exceções e, geralmente, o vestibular cobrará os casos mais clássicos ou o mais parecido com eles. Por exemplo, o caso da Penicilina (que é um amensalismo e uma antibiose - antibiótico).

achei esse texto em inglês e outros materiais em espanhol, caso te interesse:

Amensalism, association between organisms of two different species in which one is inhibited or destroyed and the other is unaffected. There are two basic modes: competition (q.v.), in which a larger or stronger organism excludes a smaller or weaker one from living space or deprives it of food, and antibiosis, in which one organism is unaffected but the other is damaged or killed by a chemical secretion.

Achei esse artigo que fala sobre os elefantes e as formigas:
http://mrtranscience.weebly.com/uploads/9/0/1/4/9014797/ammensalism.pptx

Eu não consegui abrir porque estou sem o office haha

Achei isso sobre amensalismo e elefantes (achei alguns em português, mas deduzi que você os achou também)

“Elephants are a population that is negatively related to plant species, since with substances excreted by urine and fecal material, they bring pathogens capable of reducing or killing other species, polluting rivers and relief.”

fonte: https://www.lifepersona.com/amensalism-what-it-is-and-examples

http://epgp.inflibnet.ac.in/epgpdata/uploads/epgp_content/S000035ZO/P000891/M020605/ET/1498652726PopulationinteractionmutualismQuad1.pdf

Os que achei em português foram esses:

https://www.estudopratico.com.br/amensalismo-especies-exemplos-e-diferenca-a-aleopatia/

(mas acho que você também os achou)

Perdão pelas mil edições, conforme fui pesquisando e lendo resolvi colocar aqui e alterar conforme fui entendendo.

No mais, sinto por não ter solucionado sua dúvida. Alguém melhor capacitado logo aparecerá. :slight_smile:

Ta respondido. Antibiose = 1 tipo de amensalismo.

então, quando eu li isso eu ia postar, mas fiquei na dúvida de te afirmar porque não achei nada nos meus livros. Fiquei bem feliz que te ajudei então! :blush::blush: