- Sobre funções inorgânicas - (Questão da UFG) - XIV

Minha dúvida estará após a questão…

captura 4
.
Gabarito:
gabarito

Dúvida: Tirando o Chumbo e Ferro, como eu descubro o NOX, porém ainda não vi essa matéria ainda mas sei que é relevante saber “montar” os óxidos, de outros metais de transição como o Cádmio, Arsênio, Silício, Manganês, Cromo… Eu sei que o Ferro pode aparecer na natureza me 2+ e 3+ e o Chumbo 2+ 3+ e até +4… mas como faço para montar os óxidos com esses outros metais de transição interna sem saber a sua carga ? Como faço para descobrir a carga ?

Oiii! Eu de novo!

Sendo muito sincera, eu não saberia montar todos os óxidos não. Eu iria pelo caminho seguro e montaria os que sei já que a questão pede 4 apenas.

Eu faria o FeO, depois disso, como você disse, eu utilizaria o do chumbo que sei e faria PbO.
Além disso, eu sei de cabeça os mais comuns do Cd e do Mn, que é +2, nisso também faria mais dois óxidos. CdO e o MnO.

EU SÓ CONSEGUIRIA FAZER ISSO!

Como eu sei isso? Eu tenho uma tabelinha notada com os fixos e com os mais comuns (ela está encaixotada, mas me lembra daqui uns 4 dias hehe).

Eu achei bem decoreba essa questão, pelo menos no meu conhecimento de química.

Não sei se sou muito ruim em química, mas muita coisa só sei porque tenho decorada e tenho percebido isso respondendo suas dúvidas, tem sido um bom alerta para mim!

Enfim, caso alguém tenha uma técnica e queira postar, porque eu não lembro (sem dar tabela ou qualquer outra informação).

Achei uma tabelinha, tem umas frases de como decorar, mas todas são pesadas, extremamente machistas e homofóbicas, então vou deixar apenas os nox e as frases leves:

Espero que te ajude!

ps: chegando em eletroquímica, muitos íons serão vistos com frequência, então acho que você acabará decorando alguns :relaxed:

1 Curtida

Sinceramente, eu tbm não sou um grande adepto a essas frases para memorizar, tipo: Sorvete, para a função horário da posição do MU… sempre gostei de me embasar mais na boa e velha teoria e memorizar o que deve ser memorizado. Meu professor de Física sempre ressalta que: melhor que gravar uma fórmula ou algo para um uso restrito é encontrar alguma lógica, alguma coisa, de uma determinada materia que abranja uma porrada de coisas sobre aquela matéria que está sendo estudada, pq vc vai poder aplicar essa idéia em diversas questões tanto fora da matéria quanto dentro da matéria.

Se você é muito ruim em química, o que sou entao…:pensive::smile:

Obrigado pela dica sobre Eletroquímica. o/

1 Curtida

então, eu também não gosto, eu só tento decorar quando são coisas que, na hora, levaria muito tempo para eu provar ou fazer. Tipo equação de pêndulo simples ou distância de ponto a reta. Eu prefiro muito mais usar a lógica (em química mesmo na parte de soluções e diluições eu nunca uso aquelas fórmulas hahaha)