- Sobre funções inorgânicas - (Questão da UFG) - XVIII

Minha dúvida estará após a questão…

questão 4
.
Gabarito:
1.1
1.2
Dúvida: Para que não tenha um trabalho de me explicar tudo, tente aproveitar minha visão sobre a questão. Ao começar a ser aquecido, o enxofre, em seu estado líquido, irá evaporar, reagirá com o O2(g) formando um produto de dióxido de carbono(g). O SO2 ou SO3 formado, é ai que fico na dúvida, não sei qual dos dois é formado, é a nuvem branca que paira nos recipientes. Após o desligar o bico de Bulsen, essa nuvem branca irá condensar, cairá na solução aquosa de Na(OH) com fenolftaleina onde ocorrerá um processo de neutralização deixando o meio neutro fazendo com que a solução perca a cor avermelhada e fique incolor. Há algum equivoco nesse raciocínio ?

Duas coisa que estou na dúvida, porque será formado SO2 e SO3 e não um dos dois ? e em qual ponto desse processo todo há essas transformações ?

Lincoln meu anjinho querido, só vou te pedir, por favorzinho, que, quando der, coloque uma linha do enunciado. Pode ser? É porque, muitas vezes, eu tiro a mesma dúvida, porém não acho aqui no fórum, porque ela foi postada por imagem :sob:

Sobre a questão, vou te expor o que pensei sobre ela:

Creio que a banca deve ter pensado em apenas um dos gases, porém era possível pensar em mais de um, porque o SO2 continua reagindo e, por isso, o Hexag colocou as duas opções. Pensando em algumas situações que passei, acho que a banda deve ter considerado tanto para quem fez com SO2, quanto para quem fez com SO3. Quanto a pontuação, não sei se quem fez com os dois pode ter tirado nota maior ou igual a de quem fez com os 2.

Um exemplo disso, ano retrasado fiz uma prova que a questão era a seguinte (vou deixar um trecho só):

image

Perceba que fala “qual líquido”. Depois da prova, todo mundo ficou pensando "qual dos líquidos vão considerar? Ao final, a banca considerou os dois (tanto urina quanto sangue), uma vez que eram dois possíveis resultados mesmo. Eu, na dúvida, coloquei os dois. Minha amiga colocou 1. A banca considerou os 3 casos: sangue, urina e sangue e urina.

Então, na minha opinião, seria, mais ou menos, essa mesma linha para essa questão.
Posso estar errada por nao ser professora, mas eu pensaria só em um dos gases (talvez perderia pontos, isso eu não sei te falar).
Só se, nessa questão, ele queria que você lembrasse aquela mesma linha de gases para a chuva ácida que tanto SO2 quanto SO3 proporcionam essa acidez.

Se ele tivesse colocado algo que envolvesse o pH, poderíamos ter alguma idéia, pois o SO3 produz um ácido mais forte.

Enfim, fico te devendo uma resposta certinha, mas podemos ir pensando sobre!! :relaxed:

2 Curtidas

Good evening, @Camila \o !!

Você acredita que só percebi isso agora ? … :neutral_face: Mds, bem na minha cara !!! Vdd, poderia considerar um dos dois.

Então, sem considerar esse lance de pontuação se a resposta está mais completa ou não,na sua visão eu poderia considerar um dos dois gases e garantir a questão, certo?

Hmmm… vdd !!! Tenho que me atentar mais a esses detalhes, isso muda tudo. Lógica bacana essa !!!

Perfeito então. Mais uma dúvida solucionada para sua conta :sweat_smile: abraço !!! :clinking_glasses:

Obs: Sem problema… nas próximas postagens, sem ser essas que já postei, a não ser que prefira que eu edite, deixarei digitado algo sobre o enunciado !!! :grin:

olha, nas bancas que presto, geralmente a mão delas pra correção não é tão pesada (até a Fuvest não é tão carrasca assim). Não sei te falar, mas acho que poderia garantir pelo menos metade. Não seria incorreto. Aliás, na maioria das bancas, eles consideram bastante do que você faz!

muitas questão irão te direcionar! vejo algumas dúvida suas na parte teórica e tudo mais. No começo você fica se perguntando: meu Deus, como vou saber isso? Mas, como te disse, a maioria das bancas dão um direcionamento (o que ajuda muito!)

Por exemplo, em química orgânica, muitas bancas mostrar a reação quando ela não é tão famosa e pedem para você repetir!

não!! imagina! não precisa fazer isso!
eu costumava pedir para todo mundo que postava questões, mas isso ficava impossível e nem era todo mundo que gostava quando eu pedia. Só te pedi porque sei que você é da paz! hahaha

1 Curtida

Perfeito !!! Obrigado pelos esclarecimentos !!! \o

1 Curtida