Tamanho da conclusão

Olá! É a minha primeira vez aqui no fórum e preciso da ajuda de vocês.
Estou escrevendo uma redação, e a minha conclusão está com o mesmo número de linhas que a introdução (6). Isso é um problema? Se for, o que posso fazer para deixar a conclusão mais curta e objetiva?

agradeço desde já as respostas <3

Oi, Maria Eduarda, tudo bem? Espero que sim!

Primeiramente, seja bem-vinda! Espero que você goste daqui tanto quanto eu hehe :heart:

Sobre o tamanho da conclusão: Não há regras sobre isso, o ideal é que os tamanhos dos parágrafos não sejam tão diferentes. Por exemplo:

Introdução: 2 linhas
D1: 13 linhas
D2: 14 linhas
Conclusão: 1 linhas

Percebe que ai fica muito discrepante?

Um parágrafo ser um pouco maior que o outro não irá afetar. Eu acho que eu NUNCA escrevi uma redação com o mesmo número de linhas em cada parágrafo e isso nunca prejudicou minha nota (falo isso porque já tive redações de vestibular que foram nota 10 e no enem eu tirei 920 quatro vezes, sendo que os 40 pontos eu perdi na gramática e 40 na conclusão por falta de um elemento). obs: gosto de deixar minhas notas para passar mais confiança, pois sei o quanto é difícil confiar em dicas online.

Se essa sua redação for modelo enem, o ideal é ela responder tudo o que a proposta de intervenção pede. Dessa forma, é normal a conclusão ficar maior que a introdução, pois há muitas coisas para se responder. Caso não seja modelo ENEM, o ideal é que ela conclua tudo que foi falado no texto de maneira sucinta, deixando ele bem redondinho!!

Uma dica que eu tenho dado por aqui: pesquise redações nota 1000 do Enem e redações escolhidas pela banca da Fuvest. Isso me ajudou muito, pois fui desconstruindo certos mitos que eu acreditava e melhorei meu texto. Além disso, você entende melhor como um texto deve funcionar, porque muitas vezes vendo aulas ficamos perdidos e pensamos “tá, mas como seria isso no texto?”. Dessa forma, o ideal é que você sempre leia redações acima da média e tente entender, principalmente: qual é a tese, como a pessoa aborda isso na redação e como ela faz a conclusão (intervenção).

Fortalecendo o que eu disse: caso se interesse pela minha dica, pesquise “Redações Nota 1000 ENEM” e “Redações selecionadas pela banca da Fuvest”

Espero que te ajude de certa forma! :raising_hand_woman:t2: