Teoria de Resposta ao Item

Pessoal, tudo bem?
Não sei se foi nesse fórum que eu tinha visto uma dúvida parecida que me voltou a cabeça e não consigo encontrá -la.
Alguem sabe me dizer se o cálculo do TRI no ENEM e outros vestibulares como a Uncisal levam em conta a nota de outras matérias?
Exemplo: Vou bem em matemática, mas vou mal em linguagens. Ter ido mal em linguagens pode afetar o TRI de matemática? Vao pensar que eu chutei questao ou algo do tipo?

Oi, Julião, como está Sr. Sumido?

Então, até onde eu sei, o TRI de uma ciência não influencia na outra. O que influencia no TRI é o nível de dificuldade de cada questão e a sua coerência dentro de cada ciência. Até porque, por exemplo, eu já vi pessoas irem bem mal em humanas e a nota em exatas ser ótima. Você ir muito bem em humanas, por exemplo, e ir mal em exatas não irá fazer seu TRI de humanas baixar.
Já na Uncisal eu não sei dizer, mas se segue a mesma linha que o Enem, então, muito provavelmente, o TRI de cada ciência é separado.

Só para garantir, achei isso no site do MEC.

Com a TRI, não é possível comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Dessa forma, acertar 40 itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma proficiência maior do que em outra, cujo número de acertos tenha sido 35. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência.”

Espero que te ajude!

1 Curtida

Estou muito bem, Sra. Prodígio, e você?
Tô sumido pq tô tentando adiantar um conteúdo da faculdade que vou tentar um semestre, começando mês que vem. Aí dá uma preguicinha de entrar hauhauha
Mas sobre a resposta deve ser isso mesmo.
É que fiquei pensando que meu mau desempenho em natureza ano passado tivesse afetado a minha nota de humanas que eu até fui bem (em comparação com outras edições que fiz), mas eu pensei que ia tirar mais pelo número de acertos. Bola pra frente agora. Vou tentar enem esse ano de novo entao vou tentar frequentar mais o fórum.
Tudo de bom pra vc
Abraçosssssssss

quem dera, Julião!

boa sorte com os conteúdos que está adiantando. É difícil mesmo aparecer por aqui quando tudo está corrido. Eu acho que sou a única que está sempre aqui HAHAHA

Sobre as notas do ano passado, foi o ano que melhor pontuei, mas o que minhas notas vieram menores. Não faço idéia do que aconteceu com o TRI do pessoal, mas foi o zona mesmo, vi mais pessoas reclamando.

Bola pra frente e não se esqueça que estamos aqui! :black_heart:

1 Curtida