Termoquimica - uneb 2018

O metano é o principal componente do gás natural e, quando queimado, gera dióxido de carbono e água.
Com base nessas informações e nas equações químicas I e II, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e comF, as falsas.
I. CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(g) ΔHo = −212,8 kcalmol−1
II. CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l)

( ) A partir dos métodos do calor de formação e da energia de ligação, obtêm-se os mesmos valores de variação de entalpia da reação expressa na equação química I.
( ) A queima de alcanos só é exotérmica se os produtos forem gasosos.
( ) A reação expressa na equação química II é mais exotérmica que aquela expressa na equação química I.
( ) O calor da reação expressa na equação química II equivale à soma do calor de vaporização da água com o calor envolvido na reação expressa na equação química I.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

1. F V F V
  2. F F V V
  3. V F V F
  4. V F F V
  5. V V F F

gabarito: 03
alguem me explica esse item: A reação expressa na equação química II é mais exotérmica que aquela expressa na equação química I.

Oi, Jj.SIlva :slight_smile:

Vou tentar te explicar como eu pensei, ok?

Uma repare que na primeira a água está no estado gasoso e, na segunda, a água está líquida. Sendo assim, na primeira, a água usa um tanto da energia liberada na reação para ir para o estado gasoso. Dessa forma, a reação libera menos calor, pois a água usou uma parte de calor para ir até o estado gasoso.

Não sei se fez sentido, qualquer coisa me fale!

fez sentido sim, andei pesquisando tbm sobre isso. muito obg!!

imagina! fico feliz que ajudei!