Uerj - geopolitica mundial (adaptada)

image

No mapa, o tamanho de cada país é proporcional ao apoio financeiro recebido dos Estados Unidos.
Na região do mundo onde estão localizados os quatro países mais beneficiados pelo apoio financeiro
dos Estados Unidos, o principal motivo utilizado para a concessão desse apoio é de natureza geopolítica. Explique o interesse geopolítico dos Estados Unidos nesses países.

Não possuo o gabarito.
Pensei em apontar a interferência estadunidense nos assuntos internos de outros países, mas acho que talvez estivesse incompleto.
Agradeço desde já pela ajuda! :slight_smile:

Provavelmente alguém possa te dar uma resposta completa, mas vou te dar um direcionamento.

Os 4 maiores beneficiados é Israel, Egito, Jordânia e Afeganistão, todos são da região do Oriente Médio. Você deve ter conhecimento que essa região é um barril de pólvora, a maioria dos grupos terroristas que procuram atingir os americanos estão localizados lá.

O próprio EUA ainda tem militares no Afeganistão, onde eles tentam fortalecer o governo desse país para que não seja retomado pelo Talibã. Então, a gente pode dizer que a maior parte do apoio financeiro vai para esses países para tentar manter a paz e estabilidade do Oriente Médio. E isso é importante para a segurança dos EUA.

Então acho que você pode tentar construir a sua resposta a partir desse tema.

2 Curtidas

Oiii, João, como está? Vou deixar aqui algumas observações que acho que podem complementar e ampliar a visão!

uma coisa que deve ser pensada é: a troco do quê? Estabilidade no Oriente Médio gera uma estabilidade no preço do barril do petróleo. Note que as maiores crises do petróleo vieram após guerras no Oriente Médio.

Além disso, veja que a maioria dos países que recebem auxílio dos EUA possuem riquezas minerais.

Os EUA tentam carregar essa imagem de “salvadores do mundo” quando, não raramente, estão buscando apenas interesses próprios. Isso serve para muitos países, basta pensar, até mesmo, no Brasil que realizou muitas missões de paz pela ONU pensando em se tornar membro do conselho de segurança.

Não sei se você lembra que há alguns meses nos Estados Unidos muitos estadunidenses debatiam sobre a necessidade da intervenção na Venezuela ou não. Será que os EUA estão tão preocupados com a democracia venezuelana ou tem algo mais? Qual é a primeira coisa que te vem em mente quando você pensa em Venezuela?

Outra observação:

Esse pensando está no inconsciente coletivo muito por causa da Doutrina Bush que prega a guerra ao terror. Isso, frequentemente, é fomentado pela indústria cultural, basta pensar no quanto as produções cinematográficas se direcionaram a isso, enquanto que na década de 80, por exemplo, o inimigo sempre era o russo.

Só para constar, não tenho nada contra os EUA e, inclusive, é uma país que quero muuuito conhecer.

Ah, caso se interesse, tem um filme que chama VICE, acho muito bom!

Só complementando!

2 Curtidas

Excelente Camila! Sim, o petróleo é uma questão muito importante para os EUA kkk, devia ter comentado sobre. Acredito que o interesse deles no Oriente Médio estão ligados por esses dois motivos. Pensei primeiro na questão da segurança pelo fato de Israel ser o mais beneficiado, além do Afeganistão, que não é exatamente conhecido pela produção de petróleo, ser o segundo. Apesar que os americanos identificaram uma reserva de lítio no valor de US$ 1 trilhão lá!

Quando se trata do assunto petróleo, eu penso na hora sobre a aliança com a Arábia Saudita, um dos maiores produtores e uma monarquia que não respeita em nada os Direitos Humanos. É o último país que uma democracia pensaria em ter como aliado, mas interesses econômicos estão acima de tudo nesse mundo.

Isso é certo, eu acredito que países não tem “amizades” e sim interesses. Posso citar inúmeros exemplos para provar isso, mas um recente relacionado com o Oriente Médio é a traição dos EUA com os Curdos na Síria. O povo curdo desde da Guerra do Golfo, lutava contra as tropas de Saddam Hussein, depois lutou contra o Estado Islâmico, sempre em conjunto com os americanos. Mas assim que a Turquia quis atacá-los, os americanos tiraram as tropas da Síria e deram carta branca para os turcos.

Vou parar de escrever se não me empolgo kkk

2 Curtidas

imaginaaaaaa! pode escrever!!! achei ótimo o que você escreveu!!! <3

fiquei com medo de você ficar bravo com minhas observações hahaha, mas eu jamais complementaria se não fosse de alguém que eu sei que é tranquilo e tem ânsia de aprender!

no fim, tudo é estratégico né? Às vezes é até um pouco “triste” estudar!

gostei muito das suas colocações!!!

2 Curtidas

Relaxa kkkk
Se eu acho que tenho razão em uma conversa dessas, eu posso ser meio insistente, o que me faz chato as vezes. Mas nunca fico bravo não kkk.

Demais, agora que voltei a estudar, fico frustrado com muita coisa que eu vejo, principalmente nas aulas de geografia!

@Amanda_Fa já tem um conteúdo bom aqui para construir a resposta, mas qualquer dúvida fala com a gente!

1 Curtida

obrigada, gente!!! perfeito!! :blush:

2 Curtidas