UERJ-Termoquimica


#1

Bom dia.
Bem, eu deduzi que ao reduzir a temperatura a reação teria liberado calor. Como absorveu?

Ao se dissolver uma determinada quantidade de cloreto de amônio em água a 25ºC, obteve-se uma solução cuja temperatura foi de 15ºC. A transformação descrita caracteriza um processo do tipo:
a )Atérmico
b ) Adiabático
c ) Isotérmico
d ) Exotérmico
e ) Endotérmico

Há uma questão de mesmo princípio, porém, ao contrário, absorveu calor…Logo, deveria aumentar a temperatura, certo? Mas, diminuiu…

O que acontece com a temperatura da solução quando o cloreto de amônio (NH4Cl) se dissolve em água, formando-se uma solução de caráter ácido - pH inferior a sete - na qual ocorre absorção de calor (∆H = + 3,9kcal/mol)?
O gabarito diz que diminuiu.


#2

Se a reação tivesse liberado calor a solução estaria com uma temperatura maior. Então, para a solução ter uma menor temperatura da original significa que o calor foi absorvido, utilizado pela reação para acontecer a solução final.

Segunda parte, a temperatura volta a diminuir simplesmente porque a reação é endotérmica, absorveu o calor para ser realizada, então a temperatura da solução final será menor.

Questão chatinha, pois é, dá para pegar geral.


#3

Irmão, a questão é que é uma pegadinha o tipo do processo que o exercicio pede não é da água, e sim do cloreto de amônio, perceba essa diferença

exotermico - é quando libera calor, sendo assim o sistema em questão fica mais frio
endotermico - é quando absorve calor, sendo assim o sistema em questão fica mais quente

vamos analisar o cloreto, ele é posto em água e a água esfria, se a água esfria é porque o cloreto é mais frio que a água, pense no caso do gelo e após a diluição o cloreto esquenta absorvendo calor da água. logo é uma reação endotérmica.