UFFS - 2020 - Biologia sobre abelhas

Por que a 01 é falsa?

Oi, Tarfk!

A 01 é falsa porque a meiose também pode gerar esporos! Essa pegadinha costuma cair bastante, então é bom ficar atento! :blush:

edit: ah, sempre que der, deixe pelo menos algumas linhas do enunciado, ajuda no mecanismo de busca interna do fórum :blush:

1 Curtida

Mas, em relação as abelhas, não está correta?

ah, esqueci de deixar a análise pensando nas abelhas, mas também está errada pensando nelas. O zangão é haploide e produz gametas por mitose (não teria como ele realizar meiose até onde sei).

Eles tentam generalizar, assim como questões que falam de sangue arterial e venoso, por exemplo.

ps.: caso você não soubesse que o zangão é haploide, a questão disponibilizou o esquema, isso ajudaria um pouco na linha de pensamento. Na hora eu pensei que poderia ser isso, mas como na minha primeira interpretação era sobre o que a meiose poderia gerar e não em o que poderia gerar os gametas, porque pensei que o item 01 pudesse ser mais genérico, eu acabei não deixando essa análise.

1 Curtida

Pois é, eu pensei nisso também. Mas fui atrás e li que o zangão é estéril. Então, não sei. De qualquer forma, obrigadão pelas respostas, Camila!

Imagina!

Onde você leu? Se puder deixar aqui. Porque até onde eu saiba o zangão produz gametas sim, só não procuro agora porque estou na estrada haha

Enfim, mais tarde eu tendo dar uma lida sobre

1 Curtida

Oi, Camila. Não faz sentido o zangão ser estéril pois ele copula com a rainha, né? Por isso que ler só em uma fonte dá problema ,hehe. Não da pra confiar. (ou eu que confundi operária com zangão, pois as operárias são estéreis. Mas eu tenho quase certeza que li que o zangão era estéril, enfimm)
Abração, boa estrada =)

Então, eu sempre li que a operária é estéril. Eu li em várias fontes agora (li algumas em inglês porque não achei muito material em português):

“In most organisms the gametes are produced by a special double cell division process, a reduction division known as meiosis , in which new cells (gametes) end up with half as many chromosomes as the original cell. The fusion of the egg and sperm at fertilization restores the normal chromosome number. In the case of bees , the fertile female queen bee is fertilized by male gametes from a male bee called a drone. But a drone develops from an unfertilized egg, which is a single gamete (ovum)! Therefore the sperm of the drone must be produced by ordinary cell division ( mitosis ) instead of the meiotic cell division which usually is involved in the formation of fertile gametes.

https://www2.palomar.edu/users/warmstrong/lmexer2a.htm (aqui também fala da produção por mitose)

" Existem alguns processos biológicos relacionados diretamente à mitose . São eles:

• Desenvolvimento embrionário;
  • Crescimento;
  • Renovação celular;
  • Regeneração;
  • Produção assexuada;
  • Produção de gametas nos vegetais;
  • Produção de gametas nos zangões."
    (esse eu peguei no material do COC)

Tem aqui também um artigo da USP:

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/rainha-de-abelhas-sem-ferrao-nao-castra-operarias/

Sobre esterilidade em animais, eu lembro de ter lido que, às vezes, o animal produz os gametas, mas o que causa esterilidade são outros fatores. Por exemplo, espermatozoides sem acrossomo ou sem flagelo. Ou seja, há o gameta, mas é defeituoso, como a questão fala dos gametas, eu acho que isso não contaria, porque, até onde sei, o zangão produz sim (e tudo que eu consegui ler fala que sim).

Fico te devendo essa!

Obrigada! já cheguei viva hahaha

Precisando é só berrar! :raising_hand_woman:t2: