UFSC/UFFS 2020 - Física - Efeito Doppler

QUESTÃO 28
Desde 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamentou a sinalização semafórica
com sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual. O equipamento (figura abaixo)
emite bipes para indicar o sinal verde (tempo de travessia) e o sinal amarelo (advertência de
encerramento de travessia). Abaixo, encontra-se o quadro simplificado presente na resolução do
CONTRAN, que mostra algumas especificações tais como intermitência (tempo entre dois bipes
consecutivos) e frequência da onda emitida pela fonte sonora

Imagine dois transeuntes que atravessam a rua em sentidos opostos. Um deles é um garoto que
atravessa a rua no sentido do sinal sonoro com velocidade de 4,0 m/s e o outro é um senhor cego
que atravessa a rua com velocidade de 2,0 m/s.
Sobre o assunto abordado e com base no exposto acima, é correto afirmar que:
01 . o senhor percebe o som emitido pela fonte sonora com menor altura do que o garoto.
02. quando o garoto estiver na mesma posição da rua que o senhor, ambos percebem o som
emitido pela fonte sonora com a mesma frequência.
04. a intensidade do som depende da frequência da fonte sonora.
08. o garoto percebe o som da fonte sonora com frequência de aproximadamente 2023,5 Hz.
16. para os dois transeuntes, a intensidade do sinal de travessia é maior do que a do sinal de
advertência de encerramento de travessia.
32. o som emitido pela fonte sonora para o sinal de travessia é mais agudo do que o som emitido
pela fonte sonora para o sinal de advertência de encerramento de travessia.
64. no ar, a velocidade do som emitido pelo sinal de travessia tem o mesmo módulo da
velocidade do som emitido pelo sinal de advertência de encerramento de travessia.

Eu errei a somatória 01 e 08. Pois eu imaginei que, de acordo com o enunciado, o menino estava indo no sentido das ondas sonoras do sinal. Não é assim que vocÊs interpretam essa situação? . Pois do jeito que está escrito:" Um deles é um garoto que
atravessa a rua no sentido do sinal sonoro " é o que dá a entender. Mas, o garoto indo no mesmo sentido das ondas sonoras, invalida a 08(pois a frequencia aparente seria menor) e a 01( pois a frequencia do velho seria maior que a do garoto).

Oi, Tarfk, eu de novo haha! :blush:

Sobre essa questão, eu tinha achado que a 2 e a 8 eram incorretas (seguindo a sua linha de raciocínio que, para mim, está correta). Fiquei pensando desde então e creio que o problema deve ser mais de português do que de física, pois acredito que a banca usou “no sentido do sinal sonoro” para falar “seguindo em direção ao sinal”. O que, na minha opinião, ficou péssimo, pois, da forma que está escrito, parece ser no MESMO sentido do sinal sonoro, ou seja, tanto o menino quanto o som seguem na mesma direção e sentido.
Eu sei que a UFSC costuma liberar uma análise das questões do vestibular, creio que deva liberar a dessa daqui algum tempo (espero).

Talvez alguém consiga perceber algo que não notamos.

Só respondi para não te deixar sem nenhuma resposta hehe :grimacing:

1 Curtida

Pois é. Era só pra ver se eu não era o único que tive essa mesma dúvida. Abraço, obg!

1 Curtida