UNCISAL - porcentagem


#1

Uma fazenda de engorda de bois utiliza, durante os meses de chuvas, pastagem natural para alimentar seu rebanho. Já na entressafra, caracterizada pelo período de seca, a alimentação consiste de silagem, feita à base de milho que é produzido na própria fazenda. Observe que a produção fica inviável sem a silagem, pois faltaria alimentação na entressafra; da mesma forma, a alimentação apenas com a silagem é também inviável, pois seu prazo máximo de armazenamento coincide com o final da entressafra. Cada hectare de pastagem suporta, durante os meses de chuvas, alimentar continuamente 10 bois, enquanto cada hectare plantado de milho produz silagem suficiente para alimentar 30 bois durante toda a entressafra.

Para que o rebanho seja o maior possível e não haja falta de alimento, qual o percentual da área disponível para o plantio que deve ser reservado à cultura do milho?

a) 25%
b) 33,33%, aprox.
c) 50%
d) 75%
e) 100%


#2

Olá @Mari_Erika tu do bem ? Então, achei essa questão bem vaga em interpretação viu. Mas é o seguinte: Nesse terreno possuímos a área de Pastagem e Silagem (P + S). Já a quantidades de bois é fixa o ano todo, portanto, se tivermos 60 Bois, por exemplo, teremos 2 hectares para silagem(pois em 1 hectare alimenta 30 Bois), assim como, teremos 6 hectares para pastagem(pois em 1 hectare se alimenta 10 Bois. Formamos, desse modo, a proporção: 10P = 30S, ou seja, P=3S.
A questão quer a porcentagem de S em relação ao todo. A partir daí é só por na proporção: S+P ------- 100%
S ------------X%
Que resultará em X =100S/S+P , e vc, substitui com a equação de cima P=3S. Achando X= 25%

Abraço!


#3

fico feliz que não fui a única que achou isso HAHAHA