Unidades de medida física

(FUVEST-SP–2009) Marta e Pedro combinaram
encontrar-se em um certo ponto de uma autoestrada
plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar
pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo
uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora
certa ao ponto de encontro combinado. No entanto,
quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou
sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava
passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua
viagem a uma velocidade média de 100 km/h. Mantendo
essas velocidades, seria previsível que os dois amigos
se encontrassem próximos a um marco da estrada com
indicação de:

a) 10km b) 30km c) 40km d) 50km e) 60km

Minha dúvida não é em relação a resolução do exercício em si. O problema são as unidades de medida, que me confundem.

Por exemplo, depois de montar a equação horária da Marta e do Pedro e igualar as duas para descobrir o tempo de encontro, como eu posso saber em qual unidade de medida o tempo de encontro dos dois vai estar? Fiquei com a mesma dúvida depois, quando eu substituí o valor do tempo na equação para descobrir a posição de encontro. Esse é só um exemplo, mas eu me confundo com as unidades de medida em outros exercícios tbm. :frowning_face: :woozy_face:

Obrigada!

Oi, Nathalia, como está? Espero que bem!

Acho que você percebeu que uma coisa bem importante na física é a análise das unidades.
Se a questão, por exemplo, deu a velocidade em km/h, ou você converte a velocidade para m/s, ou você faz tudo em km e em horas.
Nessa questão, além da velocidade em km, também foi dada uma distância em km “no marco do quilômetro 10”.
Sendo assim, o ideal e o mais prático é usar em km/h
E, uma vez que você está usando em km/h, respostas serão dadas ou em km ou em hora. Se for espaço, em km, se for tempo, em hora. Na hora de substituir será a mesma coisa: use sempre o tempo em hora e o espaço em km.

Agora, se a questão nos fornecesse em m/s, você teria a distância dada em metros e o tempo em segundos. Na hora de substituir, você precisa colocar o tempo em segundos e o espaço em metros.

Isso serve para toda a física. Agora no comecinho fica mais difícil eu te indicar uma aula de análise dimensional, mas, conforme você for progredindo com a matéria, acho que pode ser algo bem importante.

Nas outras questões que tiver dúvida, poste aqui que vamos te ajudando! :blush:

2 Curtidas

Entendi, muuito obrigada! :kissing_heart:

1 Curtida