UPE - Reações Orgânicas

Olá. Alguém pode me ajudar nessa questão por favor?
(UPE–2010) Um estudante em laboratório fez reagir, de forma conveniente, o bióxido de manganês, com quantidade estequiométrica de uma solução de ácido clorídrico. O gás obtido foi posteriormente inflado em dois recipientes: o primeiro contendo metano, e o segundo, benzeno. O estudante tomou todas as precauções necessárias no laboratório para que as reações ocorressem de acordo com as exigências experimentais.
Em relação às reações, é CORRETO afirmar que
A) a reação ocorrida no primeiro recipiente não necessitou de luz, pois ela só ocorre às escuras e a
temperaturas abaixo de 0 oC.
B) a reação que ocorreu no primeiro recipiente é de adição e só se realiza na presença de luz e a temperaturas abaixo de 0 oC.
C) a reação que ocorreu no segundo recipiente requer catalisador específico e é identificada como uma reação de adição halogenada.
D) a reação que ocorreu no segundo recipiente é de substituição e necessita de catalisador específico para sua realização.
E) no segundo recipiente, a reação praticamente não ocorre, mesmo se utilizando catalisador apropriado, pois o benzeno é energeticamente estável.

Boa tarde, tudo bem?

MnO2 + HCl -> MnCl2 + H2O + Cl2

I) Cl2 + CH4 - CH3Cl + HCl
II) Cl2 + C6H6 -> C6H5Cl + HCl

A) o metano é um alcano de baixa reatividade. Essa reação dificilmente ocorre e, caso ocorra, deve precisar de temperaturas especificas e, provavelmente, altas.
B) Mesma explicação.
C) Acredito que a reação seja de substituição, não de adição.
D) Eu marcaria essa.
E) Desde que existam condições ideais e catalisadores, a reação ocorre sim.

Qual é a resposta correta segundo o seu gabarito?
Bons estudos. ^^
Att.

1 Curtida

Perdão, esqueci de por o gabarito. Você está certo é a D. A reação que você descreveu em I e II são reações de substituição, já que adição ocorre (predominantemente) em alquenos. Tava super em dúvida porque não sabia o que era o bióxido de manganês e nem como ocorreria a reação dele com o cloro. Mas agora com sua explicação ficou claro, me ajudou muito! Muito obrigada :smile: