UPE-seriado 2° fase-Gases

1. Um cilindro contendo n = 2 moles de um gás ideal está fechado por um pistão de massa M=16 kg
    A altura do pistão em relação base do cilindro é igual a h=50 cm, e o volume do gás dentro da
    pistão é igual a 1225 cm3. Obtenha o valor da pressão atmosférica no exterior do cilindro, se a
    temperatura do gás for Igual a T=300 K

a) 4x 10 6 Pa
b) 3x 10 6 Pa
c) 2x 10 6 Pa
d) 4x 10 3 Pa
e) 2 x 10 3 Pa

Gabarito: A

Ps: vcs poderiam colocar a resolução bem detalhada? Estou com dificuldade no assunto.

Oi, Nayanne, como está?

Eu acho que estou fazendo algo errado, porque chego em 3,935. 106 Pa. Eu sei que aproximadamente dá o mesmo, mas 4. 106 Pa, nas minhas contas, é a pressão do gás e não a externa. Você poderia me confirmar se todos os dados estão certinho e qual o calor da constante geral dos gases fornecida pela prova, eu estou usando 0,082, mas algumas provas usam 0,08.

De qualquer forma, mais tarde eu deixo aqui, porque alguém poderá me ajudar a achar o erro :slight_smile:

ESSA IMAGEM JÁ ESTÁ CORRIGIDA

Por que vc botou 1225 x 10-8 ? nao seria 10-6?

aaaaaah era isso que eu estava errando então, eu sabia que tinha algo errado (se você leu o post todo), eu só não conseguia reparar. Acho que na correria eu acabei errando isso.
Vou tentar fazer aqui depois.
Mas oh, tente arrumar isso e aplicar no restante e me fale se deu certo :slight_smile:

Nossa, oh, na verdade, eu errei e consegui chegar na resposta pq eu considerei a constante do gases como 0,083. O Certo é usar a 8,3
por isso compensou o erro

a que eu usei seria para litros e não para m³

sendo assim, ali na resolução, por favor considerar 10 -6 e a constante como 8,3
o resto é tudo igual mesmo (até onde eu vi)

Achei estranho a questão não fornecer a constante ou a pessoa esqueceu de colocar