No fim de janeiro, tive a oportunidade de assistir a um painel on-line sobre a desigualdade na saúde, problema que não afeta apenas os brasileiros. O principal palestrante foi Sir Michael Marmot, autor de (numa tradução livre) “A desigualdade na saúde: o desafio de um mundo injusto”. “As condições sociais fazem as pessoas adoecerem. Em Londres, moradores dos bairros chiques têm 16 anos além de expectativa de vida em comparação com os de regiões desfavorecidas. Esse contingente carente tem renda equivalente à dos habitantes da Costa Rica”, afirmou.
Ele explicou que as determinantes sociais acompanham as pessoas desde o seu nascimento e moldam sua trajetória até o envelhecimento. “Não é verdade que os países não possam gastar mais. Todos aumentaram seu nível de endividamento e pioraram sua situação fiscal, mas deveriam gastar com o que importa.
Disponível em: https://glo.bo/3hPDBnt.. Acesso em: 03 fev. 2022.(adaptado)
Para a construção de um texto, é escolhido um ponto de vista a ser defendido. Nesse caso, percebe-se a problemática da saúde sendo abordada a partir da