Questão 14

Dificuldade:
Avaliação:

Série conta a biografia de Tio Patinhas

Quando o Tio Patinhas foi criado por Carl Barks, em 1947, ele era coadjuvante em uma história de seus sobrinhos Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho. O público gostou do sovina, que passou a aparecer mais e mais vezes. Hoje, mais de 70 anos depois, ele é um dos personagens de quadrinhos mais conhecidos no mundo, com direito até a uma biografia: "A Saga do Tio Patinhas", minissérie relançada no Brasil em três edições.

O trabalho de criar uma biografia que respeitasse todas as histórias já publicadas com o Tio Patinhas era inviável. A Disney trabalha com escritórios autônomos distribuídos pelo mundo capazes de produzir suas próprias histórias, criando, às vezes, contradições sobre a vida dos personagens.

Quando o norte-americano Gioachino "Keno" Don Rosa foi escolhido pela editora dinamarquesa Egmont para preparar a biografia do "pato mais rico do mundo", ele teve de escolher uma linha a seguir. E concentrou-se nas histórias criadas por Carl Barks.

A “Saga” não foi uma tarefa simples. Barks trabalhou com personagens Disney por 25 anos - foram mais de 6.000 páginas desenhadas. Nessas histórias posteriores ele narrou, com detalhes ou em uma mera citação, feitos gloriosos (ou nem tanto) da vida do Tio Patinhas, além dos de antepassados de sua família e de Patópolis. Quando os sobrinhos conheceram Patinhas, ele já tinha idade avançada, e seu longo e rico passado foi mote para diversas aventuras.

CIRNE, P. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1106200719.htm. Acesso em: 31 mar. 2022 (adaptado).

A respeito da fama do personagem Tio Patinhas, dos quadrinhos, pode-se depreender que o texto acima reconhece que