Cadastre-se e experimente grátis os recursos e conteúdos que o Me Salva! tem para você!

Questão 16

Dificuldade:
Avaliação:

Para criador do Orkut, as redes sociais deixaram de conectar e passaram a gerar solidão e insegurança

Só no Brasil, 40 milhões de internautas abraçaram a rede social nova, o Orkut, que se tornou um tubo de ensaio para outras iniciativas que, anos depois, dominariam a internet, como Facebook, Instagram e Twitter (no mundo todo, foram mais de 300 milhões).

Em uma entrevista à ZH, ele fala sobre as redes sociais modernas, disparando críticas a políticas de uso que primam pela expansão, mas deixam de lado a conexão entre as pessoas. Ele avalia o combate das grandes empresas às fake news (que considera falho) e dá dicas sobre como proteger a privacidade no uso da internet. Ele também lançou em 2016 o aplicativo Hello, com a aura do velho Orkut: compartilhamento de fotos, adesão a comunidades, escolha de “personas” (áreas de interesse para seguir), troca de emojis e a inconfundível função “quem visitou seu perfil”.

“Padrões podem ser muito destrutivos. As diferenças individuais que possuímos nos dão força. Infelizmente, há tanto medo de rejeição nas mídias sociais que deixamos de ser genuínos. Nós só podemos criar relacionamentos íntimos se nos tornarmos vulneráveis, e a vulnerabilidade vem de compartilhar algo emocionalmente significativo. O risco está no centro disso: paramos de assumir riscos online. Estamos apenas espelhando o que vemos, que muitas vezes é uma cascata de destaques e histórias filtradas, altamente orquestradas, mas não sinceras. Para quebrar a bolha, precisamos ter o conforto de nos arriscarmos e nos expressarmos sem o medo de rejeição”, disse ele.

FARINA, E. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2019/06/para-criador-do-orkut-as-redes-sociais-deixaram-de-conectar-e-passaram-a-gerar-solidao-e-inseguranca-cjwkwonzs03k301oi0odlvxrw.html. Acesso em: 8 abr. 2022 (adaptado).

De acordo com o texto, o criador do Orkut