TEXTO I
Walt Disney chegou ao Brasil em agosto de 1941, acompanhado de vários funcionários do seu estúdio. Durante os 15 dias que passou no Rio de Janeiro, teve encontros com Lourival Fontes, diretor do DIP, e com o próprio presidente da República. No ano seguinte, seu desenho animado “Alô, Amigos!”, protagonizado pelo personagem Zé Carioca, o primeiro voltado para a América Latina, foi lançado, levando essa porção do continente — com destaque para Brasil e Argentina — ao público norte-americano.
Disponível em: http://www.memorialdademocracia.com.br. Acesso em: 9 mai. 2022.
TEXTO II
Zé Carioca é um papagaio antropomorfizado, retratado como preguiçoso, malandro, que gosta de enganar as pessoas, sempre se esconde de seus credores e gosta de flertar com muitas mulheres. Em suma, seria a representação falsa de um malandro. Digo falsa porque é uma representação unidimensional, que faz desses traços um atalho para essencializar uma identidade que é muito mais complexa.
MASSAGLI, S. A falsa representação da identidade brasileira na construção do personagem. Zé Carioca da Disney. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 8, 2018.
No contexto da política de boa vizinhança entre Estados Unidos e o Brasil, as interpretações divergentes acerca da criação do personagem Zé Carioca estão associadas aos textos, respectivamente, na oposição entre as práticas de