A cabanagem originou-se de um movimento ocorrido na região do Grão-Pará, que envolveu a população menos favorecida com o apoio da elite. O principal objetivo do movimento era o controle total da província, resolvendo mudar a situação por conta própria, com apoio de alguns fazendeiros pertencentes a elite da época, descontentes com a política central imposta pelo Governo Imperial. Um dos principais líderes do movimento conhecido como Batista Campos tornou-se um membro importante na luta, publicando uma carta não autorizada sobre o questionamento/crítica dos atos políticos desenvolvidos na região sob comando do Governo Imperial, o que provocou o estopim da revolução.
MELO, Maria de Nazaré Santos; SANTOS, Maysa Leite Serra dos. Cabanagem: A história vivenciada na região do Grão-Pará. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/. Acesso em: 31 jan. 2022 (adaptado).
O apoio das elites locais à mobilização descrita no excerto justifica-se pela insatisfação desse segmento social com relação à