Questão 05

Dificuldade:
Avaliação:

Dispostas a trilhar novos caminhos, as lideranças de Xapurí abandonaram uma das principais estratégias adotadas pelo sindicalismo acreano até então, a de garantir sob o modelo de "modernização" vigente um espaço para a pequena propriedade fundiária, nos moldes prescritos no Estatuto da Terra. A questão para eles era, a partir daquele momento - mais precisamente a partir do final de 1982  –, criar condições políticas que pudessem impedir a continuidade daquele modelo e buscar, simultaneamente, uma alternativa de reforma agrária que atendesse aos interesses da categoria majoritária da base social do sindicato, os seringueiros. É nessa perspectiva que é gestada a proposta de Reserva Extrativista – Resex.

PAULA, Elder Andrade de. O movimento sindical dos trabalhadores rurais e a luta pela terra no Acre: conquistas e retrocessos. Revista NERA, Presidente Prudente, ano 7, n. 5, 2014. Disponível em: <https://doi.org>. Acesso em: 16 jan. 2022 (adaptado).

Gestados a partir da mobilização de alguns setores sociais no Acre, os espaços de extração citados no texto refletem o(a)