Quando encontramos esse tipo de bactéria em amostras de água, por exemplo, é um grande indicativo de que essa água foi contaminada por fezes e esgoto. Sendo assim, os coliformes termotolerantes, mais especificamente a Escherichia coli, são usados frequentemente para avaliar a qualidade da água e indicar a contaminação por fezes.
Santos, Vanessa Sardinha dos. Coliformes Fecais. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coliformes-fecais.htm. Acesso em: 17 mar. 2024 (adaptado).
O parágrafo anterior fala sobre coliformes fecais, que são bactérias que podem causar diarreia e infecções quando ingeridas através de água contaminada. Tendo em vista os riscos associados à água contaminada, uma aluna de Engenharia Ambiental está realizando uma pesquisa que tem como objetivo definir locais prioritários para o tratamento de coliformes fecais.
A estudante coletou amostras de água de reservatórios de captação de água de diversos municípios e analisou a quantidade de coliformes fecais em cada uma. Assim, ela definiu que faria um ranking de prioridade em ordem crescente, com base nos municípios que apresentam maior percentual de reservatórios de água contendo coliformes fecais acima do permitido pela legislação, os quais ela denominou “reservatórios infectados”.
As análises da estudante resultaram no seguinte:
- Município A: 3 reservatórios infectados de um total de 4 reservatórios;
- Município B: 4 reservatórios infectados de um total de 7 reservatórios;
- Município C: 1 reservatório infectados de um total de 3 reservatórios;
- Município D: 5 reservatórios infectados de um total de 9 reservatórios;
- Município E: 2 reservatórios infectados de um total de 3 reservatórios.
De acordo com os dados obtidos pela estudante, o município que ficará em primeiro lugar no ranking é o