Questão 14

Dificuldade:
Avaliação:

O rap e as opressões

   A coragem de fazer o rap de rua dá ao Duelo o título de “ícone da resistência popular e de ocupação da cidade”, nas palavras da MC e escritora Bárbara Sweet. Deu também visibilidade nacional a BH na área do freestyle (rima livre e improvisada). “O palco do viaduto é sagrado para todo mundo no Hip Hop. Sweet é uma das referências do Hip Hop na capital mineira. No Duelo, ela passou por batalhas pesadas, de teor machista, e estudou para inserir o feminismo nas suas rimas e na sua postura como artista.

   Além do resultado para o movimento Hip Hop, o Duelo passou a ser também um exemplo de resistência urbana. O evento acontece em um palco de concreto já existente embaixo do Viaduto Santa Tereza, lugar de moradia de muitas pessoas em situação de rua, e a atitude de ocupar o local mexeu com a política da cidade. De um lado, boicotes do poder institucional; de outro, a juventude que passou a se inspirar e multiplicar a ação.

Disponível em:  https://www.brasildefatomg.com.br/2017/09/01/a-batalha-que-mexeu-com-o-rap-nacional-10-anos-de-duelo-de-mcs. Acesso em: 13/09/2020. 

De acordo com o texto, a partir do uso da linguagem, a apresentação de debates políticos pelo rap