Questão 10
Sobre as manifestações populares ao longo da história do Brasil e suas consequências, é CORRETO afirmar que:
01. em 1964, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” levou cerca de 500 mil pessoas às ruas da cidade de São Paulo com o objetivo de defender o governo de João Goulart e evitar um golpe militar no país.
02. a campanha “Diretas Já”, de 1984, articulou diversos setores da sociedade brasileira em grandes comícios populares por todo o país. A enorme mobilização foi decisiva para a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que restabeleceu o voto direto nas eleições para a Presidência do Brasil em 1985.
04. o processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor ganhou força com o movimento “Fora Collor”, promovido em 1992 por jovens que ficaram conhecidos como caras-pintadas.
08. nas primeiras décadas do século XX, o movimento operário brasileiro começou a se articular em sindicatos. Estimulados principalmente pelos ideais de anarquistas italianos, realizaram uma série de mobilizações e greves pelas ruas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
16. por causa da enorme e violenta repressão durante o período da ditadura militar (1964-1985), não ocorreram grandes mobilizações populares de resistência contra o regime.
32. o movimento conhecido como “Novembrada”, ocorrido em 1979, colocou Santa Catarina no cenário político nacional por expressar apoio ao então presidente general João Baptista Figueiredo.