ARTEX05 - Na prática!

Avaliação:

As vanguardas artísticas europeias foram inúmeras e, muitas delas, aconteceram durante um mesmo período. O Expressionismo, concentrado principalmente na Alemanha entre 1905 e 1930, teve como principal característica a livre expressão das emoções dos artistas em suas obras. Muitas delas, influenciadas principalmente pelo estilo desenvolvido pelos pós-impressionistas, possuem uma carga dramática bastante acentuada, que se reflete nas distorções das imagens e no uso de cores intensas.  Observe as pinturas abaixo, e identifique qual das duas possui características expressionistas.

Figura 1. Edvard Munch, O grito, 1893 (Disponível em  (Disponível em http://artedescrita.blogspot.com.br/2011/12/o-grito-de-edvard-munch.html).

Figura 2. Umberto Boccioni, O dinamismo de um ciclista, 1913 (Disponível em http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/11/910770/conheca-dinamismo-um-ciclista-umberto-boccioni.html).

Comentário: A muito conhecida pintura O grito (figura 1) é considerada umas das mais representativas do Expressionismo. Existem várias versões dessa mesma pintura, e em todas elas está presente essa sensação de extrema desolação e pavor que o artista parece querer nos transmitir por meio das cores utilizadas, e pelo modo como deformou a paisagem e o personagem principal da cena. A figura 2, por sua vez, está relacionada com o Futurismo, movimento artístico também de vanguarda, surgido na Itália em 1909. Motivados pelo desejo de libertar a arte italiana do peso de sua longa tradição e, ao mesmo tempo, encantados com os avanços da modernidade, os artistas futuristas buscavam, em suas pinturas, imagens que representassem as máquinas e a velocidade, surgidas com o aceleramento do desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, está presente em O dinamismo de um ciclista, o desejo de representar um ciclista em movimento.