ARTEX08 - Na prática!

Avaliação:

Na figura 1 temos uma pintura acadêmica e, na figura 2, uma polêmica imagem publicitária divulgada em uma revista. Observe atentamente essas duas imagens e realize uma leitura visual comparativa entre elas, levando em consideração os modos como foram representadas e que tipo de mensagem pode ser identificada nas duas.

Figura 1. Pedro Américo, A carioca, 1882
(Disponível em http://washingtonjosefalandodetudo.blogspot.com.br/2015/05/blog-post.html).

Figura 2, imagem publicitária (Disponível em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-verdadeiro-crime-da-propaganda-racista-da-cerveja-devassa/).

Comentário: Nas duas imagens temos representações do corpo da mulher. A primeira faz parte de uma longa tradição da pintura ocidental: a representação de um corpo feminino nu, destinado a apreciadores e compradores masculinos. Para justificar a nudez da modelo eram utilizadas diversas justificativas: a imagem era apresentada como representação de uma personagem mitológica, literária, ou de uma determinada origem exótica ou distante. Nunca, simplesmente, uma mulher nua. Assim se justificava a realização, a apreciação e a compra da obra. O consumo dessas pinturas, durante séculos, esteve mais ligado a um desejo de posse de uma imagem de nudez feminina, do que por um interesse na própria pintura. A imagem 2, também põe o corpo da mulher à venda, dessa vez relacionado com um produto consumido em grande escala, a cerveja. Temos, então, corpos de mulheres, erotizados e postos à venda. Existe, nos dois casos, o corpo feminino considerado como um produto.  É pertinente observarmos as posturas das mulheres. Ambas olham para o espectador, mas é um olhar por trás do ombro, como alguém que se mostra disponível, mas que indica, ao mesmo tempo, um certo recato. Ambas estão flertando com o espectador, em um jogo no qual elas exibem algumas partes do corpo e escondem outras. Um jogo de sedução no qual a mulher é o objeto a ser conquistado, adquirido, apreciado e consumido (assim como a cerveja e a pintura).