RAIO-X FUVEST VESTIBULAR 2023

Nessa página você poderá ficar por dentro de todas as informações importantes do Vestibular da FUVEST.


Inscrições

Você pode fazer a sua inscrição no vestibular da FUVEST dentro do período de 15/08 a 23/09 no site da Fuvest. Ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição, o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição do vestibular será emitido. O valor é R$ 191,00 e deve ser pago até dia 27/09.

Importante

🎯 Ao iniciar a inscrição, será necessário anexar uma foto destacando o seu rosto, sem acessórios e em um fundo sem detalhes. Essa imagem será comparada com as fotos coletadas nos dias de provas, para reconhecimento facial.

🎯 No dia 18/11, haverá a divulgação das recomendações de biossegurança estabelecidas para a 1ª Fase do vestibular. Iremos informar todas as recomendações aqui, na página FUVEST.


Sobre a Universidade

A Universidade de São Paulo (USP) foi fundada no ano de 1827 como academia de Direito e posteriormente, no ano de 1934 transformou-se em universidade. A USP possui 9 campi espalhados pelo estado de São Paulo nas cidades de: São Paulo (Butantã e Leste), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Santos. É a universidade brasileira mais bem colocada em rankings mundiais como o Shangai Ranking estando entre a 101ª e 150ª posições. A universidade conta com 1 edital anual com o vestibular dividido em 2 fases (múltipla escolha e dissertativa, respectivamente).

Vagas

Serão oferecidas 11.147 vagas para o ingresso na graduação da USP. A entrada na universidade pode ocorrer por meio de vestibular próprio, aplicado pela FUVEST (8.230 vagas), e por meio do SiSU (2.917 vagas). Essas vagas serão distribuídas entre:

  • ️I - Vagas de ampla concorrência (AC) - 4961 pelo vestibular FUVEST e 599 por ENEM/SiSU;
  • II - Vagas destinadas a alunos egressos de escola pública (EP) - 2173 pelo vestibular FUVEST e 1233 por ENEM/SiSU;
  • ️III - Vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI) - 1096 pelo vestibular FUVEST e 1085 por ENEM/SiSU.

Sobre a Prova

O vestibular da USP é dividido em duas fases, além de uma prova de Habilidades Específicas para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música:

Prova da 1ª Fase

Aplicação: 04/12/2022

Uma prova única de Conhecimentos Gerais composta por 90 questões objetivas com tempo máximo de duração de 5 horas.

No vestibular você irá encontrar questões de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Inglês, além de questões interdisciplinares e de atualidades. Cada questão da prova vale 1 ponto e possui 5 alternativas.

Para a convocação da 2ª fase, é necessário que você tenha uma nota maior ou igual à nota de corte (pontuação mínima necessária) da 1ª fase. Os candidatos que obtiverem menos de 30% (27 acertos) do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do Concurso Vestibular FUVEST 2023 e não poderão participar da 2ª fase.

Prova da 2ª Fase

Aplicação: 08/01 e 09/01/2023

A segunda fase, que ocorre em dois dias consecutivos, é constituída de provas com questões dissertativas. A prova tem duração máxima de 4 horas e será dividida em duas partes, valendo 50 pontos cada uma:

  • 10 questões - historicamente, as 6 primeiras questões são de Língua Portuguesa (gramática e interpretação de texto) e as 4 últimas são de Literatura, sobre as obras obrigatórias;
  • Prova de Redação - uma dissertação de caráter argumentativo.

No segundo dia de aplicação, que também terá duração máxima de 4 horas, a prova será formada por 12 questões de igual valor. A distribuição das questões irá depender da carreira escolhida.

Por exemplo, você escolheu a carreira Medicina, sua prova será dividida em:

  • 4 questões de Biologia;
  • 4 questões de Química;
  • 4 questões de Física;

Você pode conferir quais são as disciplinas abordadas dentro da carreira escolhida no Manual do Candidato, disponível logo abaixo.

Para conferir mais informações sobre o vestibular da FUVEST, acesse na íntegra o Manual do Candidato.