RAIO-X UNICAMP VESTIBULAR 2023

Nessa página você poderá ficar por dentro de todas as informações importantes do Vestibular da UNICAMP.


Inscrições

Para o ano de 2023 são oferecidas 3340 vagas regulares para ingresso nos Cursos de Graduação da Unicamp distribuídas nos seguintes sistemas de ingresso:
I - 2540 vagas oferecidas pelo Vestibular Unicamp (VU) 2023;
II - 639 vagas oferecidas pelo Edital ENEM-Unicamp 2023;
III - 49 vagas oferecidas pelo Vestibular Indígena (VI) 2023. O Vestibular Indígena terá ainda 81 vagas adicionais, conforme Edital a ser publicado;
IV - 112 vagas oferecidas pelo Edital de olimpíadas científicas e competições de conhecimento de áreas específicas. Haverá, ainda, 10 vagas adicionais nesse sistema de ingresso, conforme Edital a ser publicado.
O período para inscrições no VU 2023 será de 01 de agosto a 02 de setembro de 2022. A inscrição será feita exclusivamente mediante preenchimento de Formulário de Inscrição na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e recolhimento do valor da Taxa de Inscrição (R$192,00), por meio de boleto bancário emitido ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição.

Importante

🎯 Não é possível pagar por PIX.
🎯 No dia da prova, você deverá apresentar o original do documento de identidade indicado na inscrição
🎯 Após 72h do pagamento da taxa de inscrição, confira a situação da inscrição na página da Comvest. Se houver qualquer irregularidade, comunique imediatamente a Comvest.


Redução Parcial da Taxa de Inscrição (50%)


Entre os dias 03/08, às 9h, e 05/08, às 17h, a Comvest receberá solicitações de redução parcial (50%) de taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2023. A solicitação deverá ser feita em formulário eletrônico que estará disponível na página da Comvest.

Para ter direito à redução da taxa de inscrição, você deve preencher, simultaneamente, os seguintes requisitos:

✔ Ser estudantes regularmente matriculados (ensino fundamental ou médio; ou curso pré-vestibular; ou curso superior, em nível de graduação ou pós–graduação).

✔ Receber remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estar desempregado.


A lista dos candidatos beneficiados pela redução parcial será disponibilizada na página de inscrição, no dia 15/08.


Vagas

Para o ano de 2023 serão oferecidas 3340 vagas regulares para ingresso nos Cursos de Graduação da Unicamp distribuídas nos seguintes sistemas de ingresso:

  • I - 2540 vagas oferecidas pelo Vestibular Unicamp (VU) 2023;
  • II - 639 vagas oferecidas pelo Edital ENEM-Unicamp 2023;
  • III- 49 vagas oferecidas pelo Vestibular Indígena (VI) 2023. O Vestibular Indígena terá ainda 81 vagas adicionais, conforme Edital a ser publicado, respeitando os princípios da Deliberação CONSU-A032/2017
  • IV - 112 vagas oferecidas pelo Edital de olimpíadas científicas e competições de conhecimento de áreas específicas. Haverá, ainda, 10 vagas adicionais nesse sistema de ingresso, conforme Edital a ser publicado, respeitando os princípios da Deliberação CONSU-A-032/2017

As vagas regulares não preenchidas pelos processos II, III e IV, serão transferidas para o Vestibular Unicamp 2023, para que sejam preenchidas as 3.340 vagas oferecidas para o ingresso na graduação. As 91 vagas adicionais terão preenchimento facultativo e não serão transferidas para o Vestibular Unicamp 2023.


Sobre a Prova

O vestibular da UNICAMP é dividido em duas fases, além de uma prova de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música:

Primeira Fase

Aplicação: 06/11/2022

Uma prova única de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas com tempo máximo de duração de 5 horas. Cada questão da prova vale um ponto e possui quatro alternativas. Os assuntos cobrados são de áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio e estão distribuídos da seguinte maneira:

  • 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura
  • 12 questões de Matemática
  • 8 questões de Biologia
  • 8 questões de Física
  • 8 questões de Geografia/Sociologia
  • 8 questões de História/Filosofia
  • 8 questões de Químicas
  • 8 questões de Inglês

A prova da primeira fase vale até 72 pontos e é usada para a convocação para a segunda fase. Essa convocação é realizada por curso, em ordem decrescente da nota final da 1ª fase, de acordo com os critérios definidos no Edital.O candidato que obtiver nota NF1 (de acordo com cálculo exposto no edital) será classificado para a 2ª fase. No vestibular 2022 a nota de corte para o curso de Medicina (Integral para ampla concorrência) foi de 62 pontos. A nota final, conhecida como Nota Padronizada de Opção (NPO) será dada por:

NPO = 0,15 NF1 + 0,20 NR + 0,65 NF2

,em que NF1 é a Nota Final da 1ª fase, NR é a nota padronizada da prova de Redação e NF2 é a nota das questões da 2ª fase dada pela média ponderada das provas

Segunda Fase

Aplicação: 11/12/2022 e 12/12/2022

A segunda fase, que ocorre em dois dias consecutivos, é constituída de provas com questões dissertativas. A prova tem duração máxima de 5 horas e mínima em 2 horas.

No primeiro dia de aplicação a prova é comum para todos os candidatos e é composta por 10 questões e a prova de Redação:

  • Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta).
  • 6 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesas.
  • 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa
  • 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

No segundo dia de aplicação uma parte da prova é comum para todos os candidatos e outra é diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.

Ao total são 20 questões dissertativas:

  • 6 questões de Matemática - comum a todos os candidatos
  • 2 questões interdisciplinares de Ciências Humana - comum a todos os candidatos
  • 6 questões de Biologia + 6 questões de Química para sursos a área de Ciências Biológicas/Saúde.
  • 6 questões de Física + 6 questões de Química para cursos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas.
  • 6 questões de Geografia + 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia para cursos da área de Ciências Humanas/Artes.

Acesse na íntegra o Manual do Ingresso 2023 e o Edital 2023, disponibilizados pela UNICAMP.