-AA+A

Questão

A toxina botulínica provoca o bloqueio da liberação do neurotransmissor acetilcolina, causando uma paralisia flácida, já a toxina tetânica bloqueia a liberação de neurotransmissores inibitórios (GABA e Glicina), causando espasmos musculares.
O Botulismo alimentar ocorre pela ação da toxina pré-formada em alimentos contaminados, já o tétano ocorre pela introdução dos esporos de Clostridium tetani em feridas, causadas, principalmente, por objetos pontiagudos contaminados.
Há uma forma de Botulismo, que é o Botulismo infantil que ocorre pela presença de esporos no mel, que acabam infectando crianças menores de 2 anos. Há uma forma de Tétano, que é o neonatal, que é a infecção do umbigo de crianças, que está em cicatrização logo após o nascimento.
Ambos, o Botulismo de Ferida e o Tétano localizado envolvem a inoculação de esporos de C. botulinum e C. tetani em feridas, respectivamente.
As crianças são imunizadas tanto para o tétano quanto para o botulismo na infância, com os toxóides produzidos a partir das toxinas inativada.
Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Comentários