(Univali-SC) A revista CIÊNCIA HOJE (jan/fev de 1998) noticia a descoberta de uma nova espécie de lagarto nativo, na região de Linhares-ES. Os indivíduos adultos do sexo feminino originam descendentes sempre fêmeas, geneticamente iguais. Esses quando atingem a maturidade sexual, também geram novas fêmeas, que por sua vez repetirão o processo, mantendo assim uma população unissexual. Esse mecanismo reprodutivo ocorre também em outros animais: pulgões, alguns besouros e crustáceos, formigas e vespas. Trata-se de um tipo de reprodução:
sexuada, cuja fecundação ocorre no período larval e permite a clonagem natural: a pedogênese.
sexuada, cuja fecundação ocorre no período larval e permite a clonagem natural: a neotenia.
sexuada, a qual consiste em produzir novos indivíduos a partir de um ovo, pela separação dos blastômeros, possibilitando a formação de vários clones: a oliembrionia.
sexuada, na qual fêmea produz óvulos diploides, dispensando a participação do espermatozoide. Este processo é chamado de partenogênese e representa um mecanismo natural de clonagem.
assexuada, na qual a fêmea produz óvulos diploides, dispensando a participação do espermatozoide. Este processo é chamado de partenogênese e representa um mecanismo natural de clonagem.
Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.