(UFSC 2016) Quer subir de elevador até o espaço? Apesar de esta ideia já ter surgido a mais de 100 anos, um avanço em nanotecnologia pode significar que iremos de elevador até o espaço com um cabo feito de diamante ou de carbono. A empresa japonesa de construção Obayashi investiga a viabilidade de um elevador espacial, visando a uma estação espacial ligada ao equador por um cabo de 96000 quilômetros feito de nanotecnologia de carbono, conforme a figura abaixo. A estação espacial orbitaria a Terra numa posição geoestacionária e carros robóticos com motores magnéticos levariam sete dias para alcançar a estação espacial, transportando carga e pessoas até o espaço por uma fração dos custos atuais.
Disponível em: http://ovnihoje.com/2014/10/14/elevador-cosmico-pode-alcancar-o-espaco-em-cabos-feitos-de-diamante [Adaptado]. Acesso em: 29 jul. 2015
Considerando que, fisicamente, seja possível a implementação desse elevador espacial, é CORRETO afirmar que:
01. a estação espacial japonesa deve possuir movimento circular ao redor da Terra com velocidade linear igual à velocidade linear de rotação da superfície da Terra.
02. as pessoas que visitarem a estação espacial poderão flutuar no seu interior porque lá não haverá atração gravitacional.
04. a velocidade angular da estação espacial deve ser igual à velocidade angular de rotação da Terra.
08. um carro robótico terá, no trajeto da Terra até a estação espacial, vetor velocidade constante.
16. o período do movimento da estação espacial ao redor da Terra deve ser igual ao período de rotação diária da Terra.
32. a força de atração gravitacional da Terra será a força centrífuga, responsável por manter a estação espacial em órbita.
64. o valor da aceleração da gravidade (g) na posição da estação espacial terá um módulo menor que seu valor na superfície da Terra.
A alternativa que contém a soma das afirmações corretas é: