-AA+A

Questão

Caracterizou-se pela defesa intransigente da democracia mas, contraditoriamente, seguiu o mesmo modelo centralizador da ditadura militar, havendo pouca possibilidade de ação política para os governadores estaduais.
Como os militares ainda constituíam uma força política importante no Brasil. a nova constituição não apresentou grandes rupturas com a anterior, mantendo em suas cláusulas pétreas a possibilidade de censura à imprensa. 
Se estipulou a separação entre o poder executivo e judiciário, mas mantendo o unitarismo entre legislativo e executivo, fato que pode ser explicado pelo interesse do PMBD em governar com a maioria dos deputados e senadores eleitos nas em 1985.
Foi outorgada pelo então presidente José Sarney que, insatisfeito com o resultado das eleições para formação da assembleia constituinte, em 1986, dissolveu o congresso e criou uma comissão para a escrita da constituição, que ficarai pronta apenas em 1988.
A constituição, que recebeu a alcunha de "Constituição Cidadã", garante, em seus 245 artigos, acesso à cidadania, liberdade de expressão e direitos fundamentais, como direito à moradia.  
Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Comentários