O texto acima pertence à carta-testamento de Getúlio Vargas, morto há sessenta anos. Nesse documento, o ex-presidente relata seu sentimento sobre as pressões políticas sofridas à época e sua trajetória no comando do país.
A respeito da carta-testamento e da conjuntura nacional e internacional durante os governos de Vargas, é CORRETO afirmar que:
01. o Primeiro de Maio, principal data para os movimentos operários, tornou-se marco do governo de Vargas, com a realização de inúmeras comemorações oficiais.
02. logo após ter sido eleito presidente da República em 1930, Getúlio Vargas iniciou sua política voltada aos interesses dos trabalhadores promulgando uma série de leis trabalhistas no país.
04. as forças de oposição, mencionadas por Getúlio na carta-testamento, eram grupos de esquerda defensores do protecionismo da economia nacional e, portanto, contrários à profunda adesão do governo de Vargas ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
08. durante o Estado Novo, surgiu a Hora do Brasil, programa de rádio de abrangência nacional que tinha o objetivo de divulgar as propostas e as iniciativas do governo para a população.
16. o suicídio do presidente provocou comoção nacional e acabou servindo para alavancar a carreira política de Carlos Lacerda, maior aliado de Getúlio Vargas durante seu governo populista (1951-1954).
32. conforme afirma Vargas na carta-testamento, em seus governos as liberdades social e de expressão foram garantidas aos diversos setores da sociedade brasileira.