(UEM) "A década de 1920 foi marcada pela instabilidade política. Até então, a governabilidade do país era garantida por um pacto entre as elites agrárias (as oligarquias). Este pacto se expressava na política dos governadores, na aliança café-com-leite, no coronelismo e na dominação regional das oligarquias."
(Fonte: ARRUDA, J. J. de A. & PILETTI, N. Toda História: História Geral e do Brasil. São Paulo:Ática, 2002. p. 355.)
A respeito da História do Brasil da década de 1920, assinale a alternativa INCORRETA:
No ano de 1922, a guarnição militar do Forte de Copacabana se rebelou, exigindo a renúncia do presidente Artur Bernardes. O levante foi derrotado, e o episódio ficou conhecido como "Os Dezoito do Forte de Copacabana".
Constituído por jovens tenentes e capitães, o Tenentismo foi um movimento de enfrentamento ao governo federal, exigindo mudanças políticas como voto secreto e reforma do ensino.
Na década de 1920, o café continuava sendo um dos principais sustentáculos da economia brasileira, e, no meado da década, o Brasil já era responsável por 3/5 da produção mundial.
O descontentamento de vários segmentos sociais com a situação vivida no Brasil durante a década de 1920 culminou na chamada Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.