"Publicado em 1919, é uma compilação de 19 histórias do passado gaúcho mais um conjunto de adágios (Artigos de Fé do Gaúcho), em que o autor demonstra intensa valorização dos costumes e da linguagem da região. A voz narrativa do livro é entregue a Blau, o vaqueano, que, depois de ser apresentado, descreve os acontecimentos (alguns dos quais vivera, outros ouvira contar) fazendo uso de criativas metáforas, com um linguajar próprio, sugestivo e agradável."
Fonte: Livros essenciais da literatura brasileira. Revista Bravo! Especial, 2ª edição, 2009.
Observe o trecho acima e indique o alternativa correta.
O trecho descreve a obra Contos Gauchescos de João Simões Lopes Neto, precursor da prosa regionalista no Rio Grande do Sul. A obra pré-modernista retrata o universo gaúcho sem romantiza-lo.
O trecho descreve a obra Contos Gauchescos de João Simões Lopes Neto, a qual trata-se de um texto jornalístico e literário sobre a história da Revolução Farroupilha.
O trecho descreve a obra Os Sertões de João Simões Lopes Neto, que retrata a guerra de Canudos. É importante documento histórico e traz a inovação da prosa regionalista como característica do pré-modernismo.
O trecho descreve a obra Contos Gauchescos de Mário Quintana. Uma importante característica da obra modernista é a linguagem coloquial, rompendo com a cultura parnasiana da época.
O trecho descreve a obra Contos Gauchescos de João Simões Lopes Neto. Característica importante do autor é a crítica ao "intelectual de gabinete", aquele que estuda no escritório e nas cidades, mas não tem a experiência do campo.