Observe o trecho abaixo e indique a alternativa incorreta:
"O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) foi o texto que inaugurou o padrão moderno nas letras nacionais. Bebendo nas águas tanto do realismo quanto do romantismo, com influência de prosadores ingleses e franceses do século 18, mas, sobretudo, escrevendo com grande independência e originalidade, Machado de Assis, criou com este livro a ponte que uniu o passado ao futuro na nossa literatura.
A razão para esse salto qualitativo deve ser buscado nas inovações formais deste romance, o primeiro da chamada fase realista de sua obra. A história é simples, até corriqueira. Brás Cubas, legítimo representante da nossa oligarquia patriarcal, vive sua vida e morre. Na condição privilegiada de autor-defunto ou de defunto-autor, decide escrever suas memórias (...)"
Fonte: Livros essenciais da literatura brasileira. Revista Bravo! Especial, 2ª edição, 2009.
O autor critica a classe dominante de uma burguesia que desperdiça sua existência em futilidades e ambições mesquinhas, buscando ascensão social sem limites morais e éticos.
O autor-defunto ou defunto-autor narra sua existência tentando justificar os costumes mesquinhos e injustos da classe dominante da qual faz parte, aí notamos a ironia e a crítica social feita pelo autor.