Observe o trecho abaixo e indique a alternativa incorreta:
"Narrada em primeira pessoa pelo protagonista já adulto, a narrativa se constrói pelas impressões que Sérgio tem da escola, dos professores, dos colegas e do diretor, Aristarco Argolo de Ramos, que 'enchia o Império com seu renome de pedagogo', cujos 'gestos, calmos, soberanos, eram de um esforço, a cada passo, que ele fazia para levar adiante, de empurrão, o progresso do ensino público'. Vítima maior da ironia e das descrições meticulosas do escritor, Aristarco representa uma figura autoritária e caricatural que alguns críticos entendem também como uma alegoria do Império, vigente na época."
Livros essenciais da literatura brasileira. Revista Bravo! Especial, 2ª edição, 2009.
O trecho acima descreve a obra O Ateneu, do autor Raul Pompeia, e demonstra que o autor busca fazer uma crítica social, com narrativa subjetiva, não se preocupando com detalhes ligados ao meio e ambientalização.
O trecho acima descreve a obra O Ateneu, do autor Raul Pompeia, obra que foi publicada em 1988. Quanto ao internato, O Ateneu, podemos dizer que ele representa um microcosmo, no qual observamos as injustiças do mundo representadas em um pequeno espaço.
A obra O Ateneu foi escrita com narrativa subjetiva, o que faz com que alguns críticos literários classifiquem a obra como impressionista.
Na obra O Ateneu, o autor descreve a degradação moral recorrente no internato, criticando a corrupção, comercialização da educação e a preocupação da sociedade em manter aparências.
O determinismo do meio está presenta na obra de Raul Pompeia, sendo uma característica da obra a ideia de que o espaço corrompe as pessoas.